Depois que a empresa responsável pelas obras do Corredor Norte-Sul de Contagem abandonou os canteiros após ser multada e notificada por não cumprimento dos prazos, a prefeitura da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte decidiu convocar a segunda colocada na licitação para tentar dar sequência às obras de mobilidade urbana, que devem ajudar a desafogar o trânsito.
A decisão foi tomada depois das constantes reclamações de motoristas sobre o trânsito na Avenida João César de Oliveira, que está com uma das faixas por sentido interditadas para a construção de um piso de concreto por onde vão passar os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Apesar disso, a empresa atual ainda ficará responsável pela pavimentação das pistas de ida e volta nas estações do BRT 6 (Avenida José Faria da Rocha/Camelódromo); 7 (Avenida Olímpio Garcia); 8 (Avenida General David Sarnoff com Avenida Marechal Castelo Branco) e 9 (Itaú Power Shopping). Estes serviços devem estar concluídos ainda neste mês de agosto.
Segundo a prefeitura, "são fundamentais para a melhoria da fluidez do tráfego na avenida até a retomada das obras".
Depois que isso for concluído, será feito o processo de rescisão. Se a segunda colocada não quiser assumir o restante da obra, a terceira qualificada será chamada. Caso ela também recuse, uma nova licitação será aberta - e a novela, que já se arrasta há mais de um ano, pode demorar ainda mais.
O Estado de Minas não conseguiu contato com a empresa que desistiu das obras para um posicionamento sobre o motivo da decisão.
Novo sistema de transporte coletivo
O edital do trecho do Corredor Norte-Sul, que liga o Viaduto Beatriz à Praça João XXIII, na Cidade Industrial, foi lançado em 2019.
O investimento é de cerca de R$ 61 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.
O trecho é considerado o principal do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai considerar o esquema BRT (Bus Rapid Transit, ou "sistema de trânsito rápido para ônibus") para agilizar o atendimento do transporte público.
Os demais corredores (Ressaca e Leste-Oeste) serão interligados a ele, conectando as regiões Norte e Centro-Sul da cidade.
Serão dois terminais de integração e dez estações de transferência, além das obras de requalificação das vias, reforma de meios-fios, sarjetas e de passeios com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Com início na LMG-808, em Nova Contagem, o Corredor Norte-Sul segue até a Rua do Registro e passa pelo centro histórico (ruas Bernardo Monteiro, Doutor Cassiano e João Camargos).
Na altura do Bairro Beatriz, segue por toda a Avenida João César de Oliveira até a Avenida David Sarnoff, no Bairro Cidade Industrial.