Jornal Estado de Minas

CRISE OPERACIONAL

Colégio Imaculada Conceição fecha as portas após 106 anos

Fundado há 106 anos na capital mineira, o Colégio Imaculada Conceição, instalado no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul, anunciou o encerramento das atividades nesta quinta-feira (5/8). 

Em comunicado divulgado esta manhã (5/8), a instituição informou que as aulas presenciais e virtuais serão mantidas regularmente até a conclusão do ano letivo de 2021, em dezembro. A partir de 2022, todos os contratos serão encerrados de forma definitiva. 





A Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus, responsável pelo Imaculada, disse que o fechamento já era cogitado desde no ano passado por questões operacionais. Segundo a organização religiosa, o quadro de freiras que administram a rede está, atualmente, reduzido, o que tem inviabilizado a adequada gestão das cinco escolas e três obras sociais mantidas pela congregação no Brasil. A nota divulgada nesta quinta menciona ainda a crise provocada pela pandemia de COVID-19. 

"Vivemos uma época de mudanças. Como congregação, há alguns anos, estamos fazendo um processo para adequar as obras à realidade das irmãs que somos hoje, e todos conhecemos o período bastante difícil e sem precedentes de nossa história mundial, que exige reestruturações para que possamos executar, de forma sustentável, nossa missão segundo nossos objetivos estatutários. Sendo assim, a Congregação, após um cuidadoso processo de discernimento, com pesar, decidiu encerrar as atividades educacionais do Colégio Imaculada Conceição no final do ano letivo de 2021", diz o texto. 

O Imaculada Conceição estima atender, atualmente, cerca de 500 alunos dos ensinos fundamental e Médio. No fim do ano passado, as atividades da educação infantil foram encerradas. Questionada pela reportagem, a escola não informou quantos funcionários e professores serão dispensados. 



Junto com o colégio, a Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus fecharará também a Obra São José Operário, centro de ensino gratuito e assistência social que também funciona em BH. A rede religiosa seguirá adminstrando outros seis projetos: três escolas em São Paulo, uma em Leopoldina, além de obras sociais no Rio de Janeiro e em Montes Claros, no Norte de Minas.

Leia o comunicado na íntegra:

"A Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus, que coordena a Rede Filhas de Jesus no Brasil, através de sua Superiora Provincial, Ir. Sônia Maria Soares da Rocha, vem mui respeitosamente, comunicar-lhes o que se segue.

Há 106 anos, as cinco primeiras irmãs Filhas de Jesus chegaram em Belo Horizonte para fundar o Colégio Imaculada Conceição, dando resposta a uma necessidade daquele momento: a educação humano-cristã da infância e juventude. Fazemos uma memória agradecida porque foram muitos anos de serviço educacional à sociedade de Belo Horizonte neste colégio. Muitas pessoas fizeram e fazem parte desta história construída com compromisso e dedicação, buscando sempre, “ a maior glória de Deus e o bem dos próximos”, como sonhou a Madre Cândida, nossa fundadora. O Colégio Imaculada cresceu e se consolidou, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade, priorizando uma formação integral, à luz dos valores do Evangelho. Isto o fez reconhecido como uma das mais tradicionais e conceituadas 
instituições de ensino de Belo Horizonte.

Vivemos uma época de mudanças. Como congregação, há alguns anos, estamos fazendo um processo para adequar as obras à realidade das irmãs que somos hoje, e todos conhecemos o período bastante difícil e sem precedentes de nossa história mundial, que exige reestruturações para que possamos executar, de forma sustentável, nossa missão segundo nossos objetivos estatutários. Sendo assim, a Congregação, após um cuidadoso processo de discernimento, com pesar, decidiu encerrar as atividades
educacionais do Colégio Imaculada Conceição no final do ano letivo de 2021.



Informamos que as atividades letivas presenciais e virtuais previstas para a conclusão do ano letivo de 2021, serão prestadas regularmente, segundo as orientações dos organismos de educação e saúde neste tempo de pandemia, até a data estabelecida para o encerramento deste ano escolar. Como sempre e com dedicação, honraremos todos os compromissos contratados com as famílias dos alunos matriculados para o ano letivo de 2021 e estaremos à disposição para esclarecimentos necessários ou dúvidas que surgirem.

Contamos com a compreensão de vocês e agradecemos a confiança em nós depositada. Somos gratas a Deus e a todos que fizeram parte destes 106 anos de serviço educacional neste colégio."



audima