O governo de Minas Gerais estima iniciar a vacinação antiCOVID-19 de adolescentes já no próximo mês. A ideia é encerrar a imunização de pessoas de 18 anos no começo de setembro e, na sequência, começar a nova etapa de aplicação das injeções. A ideia é começar com os adolescentes portadores de comorbidades. O plano foi anunciado nesta quinta-feira (5/8) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Leia Mais
Governo de Minas desiste oficialmente de comprar a vacina Sputnik VColégio Imaculada Conceição fecha as portas após 106 anosPolícia Federal faz operação contra corrupção nos presídios de Minas GeraisCidades já vacinam pessoas com 18 anos e espalham esperança em MinasSete Lagoas vai vacinar a população de 35 anos em duas etapasUberlândia vai contratar empresa para investigar presença da variante DeltaMG tem nove das 14 macrorregiões na onda verde; só uma segue na vermelhaClínica neuropsiquiátrica registra surto de COVID-19 em AlfenasContra cepa Delta, Minas amplia testes genômicos; contatos são monitoradosVacinação contra COVID em BH: mulheres de 35 anos mostram emoção e revolta"Após completarmos (a vacinação de maiores de) 18 anos, o próximo grupo, com Pfizer - por enquanto, só ela poderá ser utilizada - (são) os adolescentes. Primeiro, os com comorbidades. Depois, todos os adolescentes. A expectativa é que em setembro os adolescentes já estejam se vacinando em Minas", disse, em entrevista coletiva na Cidade Administrativa.
Histórico
Em julho, o governador Romeu Zema (Novo) chegou a afirmar que vacinaria cidadãos entre 12 e 17 anos mesmo sem aval do Ministério da Saúde. Depois, recuou e falou sobre a necessidade da aprovação federal.
Neste mês, o Palácio Tiradentes trabalha para imunizar cidadãos entre 39 e 25 anos, de forma decrescente. A tendência é que alguns municípios, inclusive, cheguem à faixa dos 18 anos ainda em agosto. "Isso mostra a aceleração da vacinação no estado", sentenciou.
O fim das tratativas por exemplares da Sputnik V, de origem russa, não deve impactar negativamente o cronograma estadual.