Nesta quinta-feira (5/8), de acordo com reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, do governo do estado, as macrorregiões do Centro (que engloba a microrregião de Sete Lagoas), Sul e Noroeste poderão avançar para a onda verde do programa Minas Consciente.
Segundo a comissão, os indicadores - como ocupação de leitos e positividade para o coronavírus - melhoraram nessas localidades nos últimos 21 dias. Porém, como cabe a cada município deliberar ações mais restritivas, o Comitê Local de Enfrentamento da COVID - formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de hospitais particulares, da Guarda Municipal e da Polícia Militar - decidiu por uma postura mais cautelosa e precavida, mantendo Sete Lagoas na onda amarela por pelo menos mais uma semana e adotando maior flexibilização para eventos, a mesma já adotada pelo Minas Consciente.
Assim, ambientes fechados podem receber até 30% da capacidade, com o limite de 300 pessoas. Já locais abertos podem receber até 50% da capacidade, com o limite de 600 pessoas, em eventos de 07h às 23h. Bares e restaurantes continuam podendo funcionar até 1h da manhã, com música ao vivo apenas em formato de voz e violão e sem cobrança de ingressos.
Um novo decreto municipal detalhando o protocolo de funcionamento das atividades econômicas na cidade será publicado no Diário Oficial ainda nesta quinta-feira.
Raio-x da COVID na cidade
Conforme o boletim mais recente da prefeitura, divulgado nesta quinta-feira (5/8), Sete Lagoas contabiliza um total de 22.720 contaminados por COVID desde o início da pandemia, com a confirmação de 34 novos casos. A cidade segue sem mortes em decorrência de complicações da COVID, mantendo os 593 óbitos.
Se comparado ao boletim da última sexta-feira (30/7), quando o número de contaminados era de 22.554 e de 589 óbitos, houve um aumento de 166 novos casos e quatro mortes.
Dos 59 internados no município, 33 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 em enfermaria. Entre os internados na UTI, 21 são de Sete Lagoas e 12 são de outras cidades da região.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.