O investimento e os holofotes recebidos pelo skate em Tóquio, durante a Olimpíada, ainda são uma realidade distante em Araxá, no Alto Paranaíba. Aproveitando a visibilidade impulsionada pelas três medalhas brasileiras, skatistas da cidade conseguiram se reunir com o prefeito - e receberam promessas de apoio na prática do esporte.
“A evidência do skate durante a Olimpíada revelou um crescente engajamento de novos praticantes na cidade. Entretanto, ainda temos algumas carências para a prática segura, através da qual os skatistas possam desenvolver suas habilidades e evoluir, seja na prática por hobby, esporte ou profissionalização”, afirma Rafael Alves, porta-voz da Associação dos Skatistas de Araxá (Aska).
Na reunião entre representantes da associação e o prefeito Robson Magela (Cidadania), foram reivindicados:
- reestruturação da pista na avenida Divino Alves Ferreira;
- disponibilização de transporte para que os atletas possam competir em campeonatos regionais e nacionais;
- desenvolvimento de campeonatos para o fomento do turismo esportivo, incentivo à prática do esporte através de projetos sociais;
- criação de setor dentro da Secretaria de Esportes para promoção dessa e outras modalidades de esportes radicais;
- um local mais central para a instalação de obstáculos para a prática do skate.
Após ouvi-lás, o gestor municipal se comprometeu a percorrer com os skatistas, na próxima quinta-feira (12/8), os principais pontos da cidade para que possa encaminhar cada demanda às secretarias responsáveis.
“A Olimpíada tem mostrado a luta desses jovens atletas que muitas vezes não têm apoio e, ainda assim, conseguem fazer bonito em competições mundiais. Nossa gestão está aqui para somar”, destacou o prefeito.
Promessa
Robson ainda reiterou sobre a iniciativa do grupo procurar a prefeitura com uma pauta bem alinhada. “E fiz esse comprometimento de dar todo o respaldo que estiver ao nosso alcance para que o esporte possa se desenvolver e ter o merecido reconhecimento aqui em Araxá”, acrescentou.
“Esta abertura que estamos tendo com a prefeitura é inédita em Araxá, é muito importante para nosso grupo. A gente vê que há uma mudança no olhar sobre a prática do skate por parte desta gestão. E, tendo esse suporte, a gente consegue levar o esporte para as próximas gerações”, afirmou Rafael Alves.
A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), do presidente da Câmara Municipal, Raphael Rios, e da vereadora Maristela Dutra.