Araxá, no Alto Paranaíba, realiza nesta sexta-feira (6/8) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas a partir de 36 anos, no Sesc. A imunização abrange ainda trabalhadores da indústria e construção civil com a mesma faixa etária.
LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
Segundo a prefeitura, município tem vacinado cerca de 1.400 pessoas por dia quando a campanha contempla pessoas por idade e trabalhadores da indústria e construção civil.
A imunização da 1º dose para demais grupos já contemplados acontece na Unisa, das 8h às 16h.
Já para a 2ª dose de acordo com cartão de vacina, a Secretaria de Saúde estendeu os pontos de imunização. Além da Unisa, a aplicação também ocorre, das 8h às 16h, na Unioeste e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pão de Açúcar.
Nesta quinta-feira (5/6), a cidade alcançou quase 52 mil aplicações de 1ª dose, o equivalente à aproximadamente 65% da população estimada a receber a vacina (acima de 18 anos). De acordo com o governo de Minas, Araxá possuí cerca de 80 mil pessoas acima desta idade.
Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, declarou que estima iniciar a vacinação contra a COVID-19 para adolescentes já no próximo mês, após a conclusão da imunização de pessoas com mais de 18 anos.
Para agosto, a previsão do governo é de vacinar todas as pessoas entre 39 e 25 anos.
Para agosto, a previsão do governo é de vacinar todas as pessoas entre 39 e 25 anos.
Cronograma de vacinação para esta sexta (6/8) em Araxá
Vacinação por idade – SESC
Vacinação por idade – SESC
36%2b (36 a 59 anos)
Horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver).
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil (por idade) – SESC
36%2b (36 a 59 anos)
Horário: 6 de agosto (sexta) - 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e cópia (xerox) da carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade.
2ª dose de acordo com o cartão de vacina – UNISA / UNIOESTE / ESF PÃO DE AÇÚCAR
Horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver) e cartão de vacina.
Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
Horário: 8h às 16h
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cartão pré-natal.
1ª dose grupos já contemplados – UNISA
Horário: 8h às 16h
Grupos aptos: Trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (com e sem BPC), funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação (Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico - Cemei, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico, EJA, ensino superior), forças de segurança e salvamento (Policiais Federais, Militares, Civis e Rodoviários, Bombeiros Militares e Civis, e Guardas Municipais), forças armadas (Membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica), trabalhadores de limpeza urbana, caminhoneiros e trabalhadores do transporte.
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.