O Triângulo Sul e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), com sede em Uberaba, voltarão ao ritmo de chegada de duas remessas de vacina contra a COVID19 por semana, na tarde desta sexta-feira (6/8), na 33ª remessa de doses.
Segundo informações do superintendente da Regional de Saúde (SRS) do Triângulo Sul, Maurício Ferreira, a nova remessa para a região, que conta com 11.076 imunizantes, tem previsão de chegar por volta das 14h20, no aeroporto de Uberaba. Este lote será dividido entre 27 cidades, provavelmente, na manhã deste sábado (7/8). Para Uberaba, serão 4.610 doses da vacina.
A chegada da 32ª remessa de doses de vacina no Triângulo Sul havia ocorrido na tarde de terça-feira (3/8) e, por isso, a vacinação de 1ª dose do público por faixa etária em Uberaba, a maior cidade desta região, foi retomada na quinta-feira (5/8) e também acontecerá nesta sexta-feira (6/8) e no sábado (7/8).
Na semana passada, o envio das doses para o Triângulo Sul aconteceu uma vez e, em Uberaba, acabou o estoque de primeiras doses e a Secretaria Municipal de Saúde precisou suspender a vacinação por faixa etária de pessoas com 28 e 29 anos; nesta última semana, o envio de doses (da 31ª remessa) ocorreu na sexta-feira (30/7).
Segundo informações do IBGE Uberaba, devido a essa desaceleração do envio de doses, pelos menos 10 mil pessoas precisaram esperar uma semana para serem contempladas com a primeira etapa da vacinação contra o novo coranavírus.
A última pirâmide por faixa etária de Uberaba foi divulgada pelo IBGE em 2010, quando a população de pessoas com 18 anos neste ano na cidade era de 4.965 e a de 19 anos era de 5157.
O chefe do IBGE, em Uberaba, Marshal de Almeida da Silva Marangoni, explicou que por questões orçamentárias e devido à pandemia, a pirâmide por faixa etária de Uberaba não foi realizada e divulgada no censo demográfico de 2020, quando foi informada apenas a população total da cidade: 337.092 habitantes.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.