Jornal Estado de Minas

CENÁRIO PREOCUPA

Bairros ficam novamente sem água e Uberaba deve voltar a multar desperdício

A Prefeitura de Uberaba informou nesta sexta-feira (6/8) que deve voltar a multar quem desperdiçar água no município. A ameaça ocorre após 15 bairros da cidade ficarem sem água durante a madrugada de hoje devido ao consumo. Esta foi a segunda vez que reservatórios precisaram ser fechados: na última quarta (4/8), o abastecimento também foi interrompido.




 
“Esse decreto pode ser publicado em breve período de tempo", afirmou o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho, em entrevista à Rádio JM. "A fiscalização será feita pelo Departamento de Posturas e Secretaria de Meio Ambiente", complementou, sobre a aplicação de multas.
 
Sousa Filho justificou o retorno da aplicação de multas ao cenário enfrentado em Uberaba: aumento de 12% no consumo de água na cidade, nos últimos dois meses, e vazão do Rio Uberaba comprometida por causa de estiagem que já se prolonga há alguns meses.
 
Esse tipo de fiscalização e sanção já foi adotado em Uberaba em 2014, também em um período de estiagem. A legislação aprovada à época determinava advertência em caso de primeira infração por desperdício de água e multa de R$ 185 para reincidentes de consumo inadequado, como, por exemplo, o uso de mangueiras para lavar calçadas e veículos.    
 

2ª interrupção na semana

 
Na madrugada desta sexta-feira (6/8), aproximadamente 15 bairros da região Oeste de Uberaba, no Triângulo Mineiro, ficaram desabastecidos. Na quarta (4/8), a distribuição foi interrompida nas regiões Sudeste e Sudoeste.
 
Segundo a Codau, o fechamento de quatro centros de Reservação (Olinda, Parque das Américas, Aeroporto e Vila Ozanan), entre 1h e 4h desta sexta-feira, foi feito para recuperar o nível destes reservatórios. Após essa ação, a região amanheceu com água na rede e uma pressurização adequada.




audima