logo

Jornal Estado de Minas

MINERAÇÃO

Empresa nega que deslizamento em Sarzedo seja rompimento de barragem

As imagens de um possível estouro de barragem que ganharam as redes sociais nesta segunda-feira (9/8) não mostram um novo rompimento, afirmou a empresa Itaminas, responsável pela extração de minério de ferro em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 



Segundo a companhia, o que ocorreu no local foi um "escorregamento de aterro de obra", e a situação não teve vítimas. "As informações circuladas em redes sociais sobre um possível rompimento de barragem não são verdadeiras", afirmou a empresa em nota. 

"O evento trata-se de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de seguranda dentro dos padrões exigidos", completou a empresa.  

A informação foi confirmada pelo Coordenador Ambiental da empresa e por agentes da Defesa Civil Municipal que estiveram no local. 

''A ocorrência foi conduzida pela Defesa Civil Municipal de Sarzedo. A situação está estabilizada. Agenda da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Nucleo de Emergências Ambientais da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Agência Nacional de Mineração compareceram até o local e acompanharam as medidas corretivas implementas pela empresa'', informou por meio de nota. 

Os bombeiros também enviaram uma viatura ao local para a analisar o deslizamento de terra. ''Houve um escorregamento em uma área bem limitada da empresa. Não houve nenhuma situação que atingisse a barragem, que está localizada a, aproximadamente, um quilômetro do local onde ocorreu o fato", disse o  tenente do Corpo de Bombeiros Jader Junio Correia.  Três veículos foram soterrados.






Um vídeo que circula na internet mostra o momento o deslizamento de terra. A imagem foi compartilhada pelo deputado federal Rogério Correia. Assista: 



''Confirmado um rompimento de um talude na barragem da Itaminas em Sarzedo. Segundo informações da defesa civil do município não atingiu a cidade. Mas com certeza é preocupante e mais um alerta sobre a situação das barragens em Minas'', disse o deputado.


audima