O novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Araxá, publicado na última sexta-feira (6/8), liberou a realização de excursões com a finalidade de lazer e turismo, porém, com a ocupação dos ônibus limitada a 50% da capacidade e obedecendo ao protocolo de biossegurança, que deverá ser apresentado com antecedência mínima de 72 horas à Vigilância Sanitária. A cidade vive um cenário de reduções, tanto no número de novos casos da doença como de internações.
Leia Mais
Bombeiros interditam hotel em Araxá que não apresentou plano de segurançaAraxá faz mutirão para vacinar atrasados e antecipa 2ª dose contra COVID-19Araxá e Uberaba realizam o 'dia D' contra a gripe neste sábado (7/8)coronavirusmgAraxá chega às pessoas com 30 anos na vacinação contra COVID-19Confira onde pessoas com 34 anos devem se vacinar em AraxáCOVID: Araxá recebe novas doses, e convoca grupo de 35 anos a se imunizarAraxá realizará 500 exames oftalmológicos gratuitos até 2 de setembroAinda segundo o novo decreto COVID de Araxá, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares da cidade passaram a ser liberados, desde a última sexta-feira, até a 1h, de sexta para sábado e de sábado para domingo, com consumo no local.
As academias, estúdios fitness, pilates, crossfit, escolas de natação e similares também tiveram seu horário de funcionamento ampliado, mas até as 23h, sendo permitido o funcionamento de segunda a sábado, das 5h às 23h, e, aos domingos, das 8h às 14h.
Redução no número de leitos COVID
Araxá anunciou na última quinta-feira (5/8) uma redução no número de leitos COVID do Hospital Santa Casa Misericórdia, para atender casos graves de outras doenças. Segundo a Secretara de Saúde de Araxá, a medida foi tomada, porque o número de leitos de UTI ocupados diminuiu em quase 45% só na última semana. Além disso, a cidade ficou uma semana sem registrar mortes causadas pela COVID, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.
Com relação aos leitos UTI/COVID, a redução foi de 20 para 12. E no que diz respeito aos leitos de enfermaria/COVID, foram reduzidos de 26 para 20.
“O número de leitos de UTI ocupados nunca esteve tão baixo nos últimos meses. Os casos também reduziram significantemente e nossa expectativa é que reduzam ainda mais com a chegada de mais doses e o avanço da vacinação”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães que ressalta ainda que a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com o Município, pode aumentar a qualquer momento os leitos COVID caso haja necessidade e conforme taxa de ocupação.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados em Araxá 14.083 casos positivos da doença e 229 pessoas morreram.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.