Um dos maiores desafios dos municípios durante a vacinação da COVID-19 é manter o índice de perda de doses em um patamar baixo. Belo Horizonte, por exemplo, informou nesta segunda-feira (9/8) que reduziu o percentual de imunizantes perdidos, saindo de 6,6% para 5,5%.
Leia Mais
BH registra menor carga viral de coronavírus nos esgotos em 2021COVID-19 em BH: transmissão cai, mas leitos de UTI apresentam leve aumentoBH amplia vacinação contra a COVID-19 para pessoas de 30 anos; confira datacoronavirusbhHomem é preso em BH por esfaquear idosa após brigar com esposa e enteado'Conhecido' da polícia rouba loja de enxovais no Centro de BH, mas é preso"O município tem reforçado a orientação nos postos de vacinação e adotado medidas para reduzir ainda mais essas perdas. Entre as iniciativas está a opção por aplicar, no fim do dia, o imunizante AstraZeneca, com exceção de gestantes e puérperas. Como esta vacina pode ser usada até 48 horas após o frasco ser aberto, mesmo que haja sobra de imunizante, ele pode ser aplicado sem nenhum prejuízo para usuários no dia seguinte", disse, em nota a PBH.
Uma perda física também pode acontecer em alterações de temperatura fora dos limites aceitáveis devido à queda de energia, acondicionamento, conservação, manipulação e transporte.
Outro fator que tem interferido no aumento do percentual de perdas, segundo a PBH, é a inconsistência entre o número de doses descrito na bula e o número real que se consegue extrair do frasco. Essa situação ocorreu, por exemplo, em casos em que nos frascos deveria conter cinco doses e se conseguiu retirar apenas quatro doses.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.