Vinte e nove hospitais
do estado estão recebendo um reforço de
equipamentos
para intubação de pacientes da
COVID-19
. Os aparelhos foram doados pelos rotarys clubes de Minas, por meio do
Distrito 4760
do
Rotary Internacional
, sediado em
Belo Horizonte
.
Os 29 hospitais contemplados com os equipamentos foram indicados pela Secretaria Estadual de Saúde, que considerou a proporção dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) COVID-19 das instituições.
Serão doados 5.600 filtros para circuitos respiratórios, 4.200 filtros para ventilação mecânica e 6.300 sistemas fechados de aspiração, totalizando R$ 470.270,00.
Nesta terça-feira (10/08)
, o ex-governador do Rotary Distrito 4760, Nelson Fonseca, visita os cinco hospitais conveniados pelo Sistema Único de Saúde de
Montes Claros
, no Norte de Minas, para a entrega dos aparelhos. Ele visitará os hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Mário Ribeiro, Universitário Clemente de Faria e Santa Casa.
Além das instituições de saúde da cidade-polo do Norte do estado, serão beneficiados com as doações dos equipamentos hospitais de Belo Horizonte (seis) e de outros 16 municípios mineiros: Betim, Contagem e Ibirité, na Região Metropolitana; Bom Despacho e Pará de Minas, no Centro-Oeste, Patos de Minas e São Gotardo, no Alto Paranaíba; Curvelo (Região Central), Joao Pinheiro, Paracatu e Unaí, no Noroeste; Bocaiuva, Brasília de Minas, Janaúba, Pirapora e Porteirinha, no Norte de Minas.
Em Belo Horizonte, os equipamentos para a intubação dos pacientes da COVID-19 serão entregues aos hospitais Evangélico, Célio de Castro, Mário Pena, Odilon Behrens, Risoleta Neves e Santa Casa.
Campanha contra a desinformação em prol das vacinas
Os clubes de Rotary também realizam em Minas Gerais uma campanha contra a propagação de noticias falsas contra a COVID-19 ao mesmo tempo em que conscientizam a população sobre a importância da vacinação contra o coronavírus. A ação faz parte da campanha "Informação Salva Vidas", realizada pelos clubes rotarianos em nível nacional.
"O objetivo principal é orientar as comunidades com informações cientificamente embasadas e aprovadas pela OPAS (Organização Pan-americana da Saúde)", afirma Marcos Pego, coordenador da campanha em nível estadual e ex-governador do Distrito 4760 do Rotary. "O Foco é Salvar vidas, agindo de forma objetiva para conter os óbitos", completa.
"Sabemos que muitas ações podem ser tomadas nos diversos estágios de contato com o coronavírus, desde o uso preventivo de máscaras e higienização, passando pela importante ação de vacinação, até os estágios de pronto atendimento com rápida disponibilização de recursos médicos e hospitalares para aqueles que tenham sido contaminados e necessitem do recurso adequado", relata o coordenador da campanha do Rotary.
Ele ressalta que a expectativa é que a população se conscientize sobre a necessidade de não propagar noticias falsas sobre a COVID-19.
"Esperamos que as pessoas possam ajudar as comunidades a fazer frente à pandemia do Coronavírus, com informações claras, cientificamente embasadas, com pronta resposta aos mais diversos desafios, até que a pandemia seja contida', assegura Marcos Pego.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.