A Prefeitura de Campos Altos, no Alto Paranaíba, publicou nessa quinta-feira (9/8) um novo decreto que dispõe sobre retorno das aulas no modelo híbrido (presencial e on-line), nas redes de ensino pública e privada da cidade, a partir do dia 16 de agosto.
Entre os itens do documento, está um termo de responsabilidade que deverá ser assinado pelos responsáveis para o retorno dos estudantes; e o revezamento de alunos durante as aulas presenciais.
Em todas as escolas, a secretaria de Educação de Campos Altos ficará responsável pela elaboração de um Plano de Contingenciamento, de acordo com o Protocolo Sanitário vigente no município.
Protocolos
Até o dia 13 de agosto, as escolas deverão se dedicar à organização interna de suas dependências, e manter as atividades de maneira remota de acordo com o planejamento pedagógico de cada instituição. Já a partir do dia 16, elas poderão receber os alunos no modelo híbrido.
As turmas de ensino fundamental dos anos iniciais, do 1° ao 5° ano, contarão com até sete alunos. Para os anos finais do ensino fundamental e médio, elas poderão ser compostas por até 10 estudantes - os mesmos por durante toda a semana.
A educação infantil não irá retornar de forma presencial neste primeiro momento, pela especificidade da faixa etária dos alunos. “Mais adiante, o cenário passará por uma nova avaliação, a fim de se verificar possibilidades para um retorno gradual e seguro”, diz um trecho do decreto.
O retorno das atividades no modelo híbrido, entretanto, não é obrigatório. Os dependentes dos responsáveis que não optarem pelo retorno das atividades presenciais, poderão continuar estudando de forma remota.
Instituições de ensino complementar
Ainda de acordo com o decreto, instituições de nível superior de ensino a distância, técnico, de cursos de línguas estrangeiras ou profissionalizantes poderão retomar as atividades somente no dia 20 de setembro, por meio de um revezamento entre alunos, como forma de garantir a segurança entre estudantes, educadores e funcionários.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.