A Prefeitura de Uberlândia manteve por mais uma semana as atividades comerciais e a circulação de pessoas na chamada fase intermediária do plano municipal de combate à disseminação da COVID-19. A decisão chega depois de um pedido de cuidado à população por parte da Secretaria Municipal de Saúde, que apontou crescimento na contaminação por coronavírus, e da alta na ocupação de UTIs na cidade.
Leia Mais
Uberlândia: bar é fechado por 10 dias e multado após aglomeraçãoPolícia Civil de Uberlândia recupera carga furtada de cigarros de palha Mais 20 mil doses são aplicadas, e Uberlândia chega ao público de 33 anoscoronavirusmgMPF solicita ao governo de MG mais 136 mil doses de vacinas para UberlândiaUberlândia abre cadastro para vacinação do público acima de 25 anosO Comitê Municipal de Enfretamento à COVID-19 publicou a decisão no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (11/8), mantendo as atividades como estão até 20 de agosto. Semanalmente, o comitê se reúne para discutir a situação municipal em relação à doença.
Existia a expectativa de restrição depois de uma entrevista coletiva dada pelo secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, no último dia 5, em que dados apresentados mostravam que a contaminação saltou de 171 casos em 12 de julho para 376 em 1º de agosto, com pico de 387 confirmações de COVID-19 no dia 29 do último mês.
Dois dias antes, Uberlândia tinha voltado a atingir ocupação total dos leitos de UTI de pacientes com COVID-19 na rede pública de saúde. A situação era a pior desde 20 de abril.
O boletim de terça-feira (10/8) apontava ocupação de 97% de todos os tipos de UTI e 96% daqueles voltados apenas para pacientes com coronavírus. Houve ainda 316 novos casos da doença confirmados em 24 horas, com outros 48 pacientes suspeitos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.