A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) notificou 11 casos confirmados da variante Delta em Minas Gerais. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11/8).
De acordo com a pasta, trata-se da linhagem B.1.617.2 classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de atenção e/ou preocupação (VOC - Variants of concern) sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como ausência de estudos que comprovem a efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento.
- Com 11 casos, Minas dispara alerta para tentar barrar variante Delta
Confira a tabela:
O estado informou que segue conduzindo a investigação dos casos junto aos municípios para avaliação do histórico dos pacientes e seus contatos. Desta forma, ainda não é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta em Minas.
Leia Mais
BH: primeira dose é aplicada em público com 32 anos nesta quarta (11/8) Minas Gerais registra 140 mortes por COVID-19 no período de 24hUberlândia vai contratar empresa para investigar presença da variante DeltaContra cepa Delta, Minas amplia testes genômicos; contatos são monitoradoscoronavirusmgSaúde confirma 12° caso da variante Delta em Minas; 3º em BHMorte de bebê com suspeita de variante Delta assusta Patos de MinasDelta: não há indícios de que as crianças ficarão doentes com gravidade Veja onde pessoas com 31 anos devem se vacinar em Unaí nesta quinta (12/8)Justiça vai ouvir atingidos pelo rompimento da barragem de MarianaEm investigação
A SES-MG, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), informou que está fazendo o monitoramento em tempo real das variantes em circulação no estado.
"O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes no estado, através da amostragem aleatória realizada em nove unidades regionais de saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro, totalizando 180 amostras analisadas por semana'', disse.
A pasta ainda informa que é imprescindível que a população, que integra os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), não deixe de procurar uma unidade de saúde para a vacinação contra a COVID-19, sem esquecer do reforço da segunda dose.
''A SES-MG tem reforçado as recomendações sanitárias como o uso correto de máscaras, lavagem das mãos com frequência e evitar aglomerações.''
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal