Jornal Estado de Minas

IMPULSIONADAS POR AGLOMERAÇÕES

Ocorrências mais do que dobram durante a pandemia em Uberaba

As ocorrências registradas pela Guarda Municipal de Uberaba (GMU) mais do que dobraram neste ano em comparação à média mensal histórica. O combate a descumprimentos das normas para barrar a propagação da COVID-19 foi o grande responsável pelo salto no número de registros feitos pela instituição, que completou 21 anos na terça-feira (10/8),  
 
Desde a criação, a Guarda de Uberaba realizou 264.600 ocorrências, o que resulta uma média anual de 12.600 e uma média mensal de 1.050. Até o dia 10 de agosto, já foram atendidas 18.683 ocorrências neste ano - ou seja, uma média mensal de 2.335, um número 122% superior à média histórica.




 
Entre os trabalhos relacionados à pandemia, estão:
 
  • 3.672 fiscalizações ao cumprimento do decreto anti-COVID
  • 2.612 operações de segurança/escolta em pontos de vacinação contra COVID
  • 1.049 referentes à perturbação do sossego
  • 363 operações mistas (GM, PM e Departamento de Posturas)
Em 2020, primeiro ano da pandemia, a Guarda já tinha anotado uma quantidade superior à média histórica: foram 14.833 ocorrências ao longo dos 12 meses, ou 17,7% a mais do que volume registrado na média dos 21 anos de atuação da instituição.
 
No ano passado, foram realizadas 3.960 fiscalizações ao cumprimento do decreto municipal anti-COVID e 1.246 atendimentos referentes à perturbação do sossego.
 
A reportagem aguarda os dados das operações mistas e operações em pontos de vacinação referentes a 2020, sendo que ainda não foi possível a GMU realizar este levantamento.  
 

Solenidade 

 
Segundo a prefeitura de Uberaba, para registrar e agradecer o trabalho realizado pela GMU ao longo dos 21 anos de existência, será realizada uma cerimônia no Parque Netinho Guaritá - Mirante da Univerdecidade, às 18h desta sexta-feira (13/8). A solenidade destacará a atuação da instituição nas ações de fiscalização das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19.
 
“Criada em 10 de agosto de 2000, a Guarda Municipal de Uberaba tem o objetivo de cuidar da segurança dos bens, instalações e serviços do Município, bem como exercer o poder de polícia de trânsito no âmbito municipal”, diz nota da prefeitura de Uberaba.




 
Além disso, a GMU atua em conjunto com as forças de segurança da União e do Estado, exercendo papel de polícia preventiva, principalmente, em patrulhamentos preventivos de escolas, parques, praças, prédios públicos, logradouros públicos, bem como na Patrulha Preventiva Maria da Penha, Patrulha do Silêncio, Policiamento de Trânsito e combate ao tráfico de drogas.
 

Reestruturação

 
De acordo com o comandante da GMU, Marcelo Neves, a instituição vive um momento de reestruturação, tanto com a criação no início deste ano da Ronda Ostensiva Municipal de Uberaba (Romu), um serviço de patrulhamento mais tático, quanto com a elaboração do Estatuto da Guarda Municipal, que está em fase final de confecção e aprovação.
 
“A previsão é que o Estatuto seja implementado no início de 2022. Nele, a principal conquista é a criação do Plano de Hierarquia, Carreira, Cargos e Salários”, contou.

Outra novidade, segundo Neves, é a tramitação na Câmara Municipal de Uberaba de um projeto de lei que altera a Lei Orgânica Municipal para inserir a GMU como órgão permanente. “Nesse mesmo projeto de lei será alterado o nome da Guarda Municipal de Uberaba, que passará a ser denominada Guarda Civil Municipal de Uberaba”, concluiu.

audima