Araxá registrou, nesta quinta-feira (12/8), o menor número de casos de COVID-19 do ano: foram 11 notificações positivas para a doença e nenhuma morte. Em busca de continuar neste ritmo, a cidade do Alto Paranaíba imuniza nesta sexta (13/8), com a primeira dose, pessoas na faixa etária de 32 anos.
A última vez que a cidade registrou o menor número de casos em 2021 foi no dia 30 de junho, onde foram 16 confirmações para o novo coronavírus.
a cidade reduziu na última semana a quantidade de acomodações de 20 para 12, para atender outras doenças graves.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje, a ocupação dos leitos de UTI disponíveis está em 50%. Devido à melhora dos indicadores, Atualmente, as Unidades de Terapia Intensiva contam com seis pacientes, sendo dois de Perdizes e Santa Juliana; e um de Araxá e Pedrinópolis.
Já os leitos clínicos, também reduzidos de 26 para 20, apresentam ocupação de 35%, com cinco pacientes de Araxá, um de Ibiá e um de Pedrinópolis.
Grupo de 32 anos se imuniza nesta sexta
A aplicação da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas a partir de 32 anos nesta sexta-feira (13/8) será no Sesc (Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha), das 8h às 16h. A imunização abrange ainda trabalhadores da indústria e construção civil com a mesma faixa etária.
Já a 2ª dose de acordo com o Cartão de Vacina também será realizada na sexta (13). Além da Unisa, a aplicação desse grupo acontece também na Unioeste e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pão de Açúcar.
Grupos já contemplados pela campanha (exceto por idade e trabalhadores da indústria e construção civil), continuam tendo a oportunidade de se imunizar. A aplicação segue na Unisa nesta sexta-feira. Lactantes, puérperas e gestantes também podem comparecer à unidade.
Cronograma de vacinação em Araxá (13/8)
Imunização por idade – SESC
32+ (32 a 59 anos)
Horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver).
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil (por idade) – SESC
32+ (32 a 59 anos)
Horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência e cartão do SUS (se tiver).
2ª dose de acordo com o cartão de vacina – UNISA / UNIOESTE / ESF PÃO DE AÇÚCAR
Dia e horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e cartão de vacina.
Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
Horário: 8h às 16h
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses)
Horário: 8h às 16h
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e cartão pré-natal.
1ª dose de grupos já contemplados pela campanha (exceto por idade e trabalhadores da indústria e construção civil) – UNISA
Horário: 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
Vacinômetro
De acordo com o vacinômetro de Araxá divulgado hoje, a cidade já recebeu 92.978 vacinas. Entre elas, 82.962 já foram aplicadas e 9.916 estão em aplicação.
Entre os imunizados, 55.125 pessoas receberam a primeira dose; 22.929 a dose de reforço, e 4.908 a vacina da Janssen, de dose única.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.