O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que tem cerca de 340 mil habitantes, já realizou 195.075 aplicações da primeira dose da vacina contra a COVID-19, o que corresponde a cerca de 60% de sua população. Graças à chegada de duas novas remessas do estado na terça e quarta-feira (10 e 11/8), nos próximos dias, até segunda-feira (16/8), exceto no domingo, as pessoas da cidade com 27 anos ou mais, sem comorbidades, estão sendo vacinadas.
Ainda de acordo com o último Vacinômetro de Uberaba, no total já foram aplicadas no município 268.178 doses da vacina na cidade, sendo 65.184 de 2ª dose e 7.919 da dose única.
Outra atual realidade da pandemia no maior município do Triângulo Sul é que a UTI/COVID pública começou a desafogar. No final do mês passado, início deste mês e também começo desta semana, a ocupação desta ala havia voltado a ficar no limite ou perto disto.
Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quinta-feira (12/8), de 60 leitos disponíveis de UTI/COVID pública, 45 estão ocupados. Na última segunda-feira (9/8), eram nesta ala 57 pacientes, ou seja, quase ocupação total.
Já a rede privada UTI/COVID da cidade, conforme o último boletim, de 43 leitos existentes, 27 estão com pacientes graves.
Com relação à ala de enfermaria/COVID de Uberaba, o cenário é menos preocupante, ou seja, de 131 leitos disponíveis, 66 estão ocupados.
E no que diz respeito ao número de novos casos nestes primeiros 12 dias de agosto, o patamar é idêntico ao mesmo período do mês passado: em torno de 100 por dia.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na cidade 38.012 casos positivos da doença, sendo que destes, 1.242 morreram.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.