Uso de máscara - com troca no intervalo para o lanche -, proibição de contato físico e distanciamento mínimo de 1,5m. Essas são algumas das normas que os alunos do Ensino Fundamental (1° ao 5°) de Matozinhos deverão respeitar na volta às aulas presenciais, na próxima segunda-feira (16/8).
Leia Mais
Teófilo Otoni: aulas presenciais só após 20 de setembro, diz prefeituraMPMG e Prefeitura de Juiz de Fora entram em conflito sobre volta às aulasEscolas estaduais de BH ampliam aulas presenciais para mais alunos“As escolas funcionarão no Sistema Combinado de Educação, intercalando entre uma semana de atividades presenciais e outra com atividades em casa, recebendo o apoio dos professores por meio dos grupos de WhatsApp. As salas de aula estão com capacidade reduzida de alunos, portanto, caso o número de estudantes que aderiram ao retorno presencial seja superior à capacidade da sala, a turma será dividida em grupos, que estarão na escola em semanas diferentes”, explica a secretaria municipal de Educação.
- uso obrigatório de máscara (com troca no intervalo para lanche);
- distanciamento mínimo de 1,5m entre alunos/alunos e alunos/profissionais;
- uso constante de álcool gel ou lavagem frequente das mãos;
- proibição de compartilhamento de objetos de uso pessoal;
- higienização constante dos ambientes e de materiais de uso coletivo;
- aferição de temperatura na entrada;
- proibição de contato físico;
- obrigatoriedade da comunicação imediata em caso de sintomas ou de contato com casos suspeitos ou confirmados.
A secretaria ainda complementa que, nesse período de volta com alunos da pré-escola, não foi enfrentada nenhuma dificuldade que precisou modificar os procedimentos padrões.
Comunicação com os familiares
Segundo a secretaria de Educação, foi aplicado um questionário online e impresso, constando todos os detalhes de como seria o retorno presencial das atividades escolares aos familiares.
“Em seguida, as famílias que sinalizaram a intenção de retornar com seu filho foram convocadas para receber a ‘Cartilha de Orientações para o Retorno às Atividades Presenciais nas Escolas Municipais’ e assinar um ‘Termo de Compromisso e Responsabilidade’”, esclarece a pasta.
Vacinação em Matozinhos
A secretaria afirma que todos os profissionais das redes Municipal, Estadual e particular foram vacinados com a 1ª dose da Pfizer em junho.
Atualmente, o município vacina a população de 26 a 29 anos e os trabalhadores industriais de 25 a 29 anos.