A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai imunizar homens e mulheres de 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes da capital, na próxima terça-feira (17/8).
Leia Mais
Fisioterapia ao ar livre renova forças de internados por COVID em BetimPlano de saúde é condenado por negar exames de COVID-19 em MinasCOVID-19: Minas registra mais 130 mortes em 24 horasApós alta, ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria cai em BHBanheiro público da Praça Sete está fechado há cinco anosMG vai manter 800 leitos abertos na pandemia até chegada de verba federalHá também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira.
No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações:
- Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Repescagem
O público de 31, 30 e 29 anos, completos até 31 de agosto, convocados nesta semana e que por alguma razão perderam a data da aplicação da primeira dose, também poderá se vacinar.
Pessoas com comorbidades convocadas por faixa etária, além de gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down que por alguma razão perderam a data da aplicação da segunda dose também podem comparecer aos locais para concluir o esquema vacinal.
Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário levar:
- Cartão de vacina,
- Documento de identidade
- CPF
Só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado em que a data marcada no cartão para completar o esquema vacinal seja menor ou igual a 7 dias. Apesar do chamamento, a orientação é que todos consultem o cartão antes de comparecer a um ponto de vacinação.
As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário compareça aos locais de vacinação no dia da convocação.
Caso a pessoa se dirija ao local em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.
Confira o cronograma atualizado dos próximos dias:
- Dia 14, sábado: primeira dose para pessoas de 29 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
- Dia 16, segunda-feira: repescagem de primeira dose para pessoas de 31, 30 e 29 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte e repescagem de pessoas com comorbidades convocadas por faixa etária, além de gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down que por alguma razão perderam a data da aplicação da segunda dose;
- Dia 17, terça-feira: primeira dose para pessoas de 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- Dia 18, quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 59 a 41 anos;
- Dia 19, quinta-feira: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 40 a 18 anos; - Dia 20 sexta-feira: segunda dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o prazo de intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.