A família de uma jovem, de 29 anos, que morreu nesta sexta-feira (13/8), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, registrou boletim de ocorrência. O irmão da paciente, de 28, foi quem acionou a Polícia Militar (PM) alegando falha no atendimento.
Angélica Aparecida de Melo foi internada na noite de quinta-feira (12/8) queixando-se de dores abdominais, diarreia e vômitos há três dias. De acordo com o boletim de ocorrência, no prontuário consta que ela recebeu a medicação necessária para estabilização do quadro. A jovem ficou em observação por orientação médica.
A suspeita é de que, embora tenha apresentado melhora, ela teria sofrido uma reação anafilática, ou seja, alérgica, devido à mistura de Dipirona, Ausendron, Complexo B %2b e soro fisiológico.
A jovem foi transferida para a Sala Vermelha onde foram seguidos os procedimento protocolares para tentar reverter o quadro, conforme relatado no boletim.
A partir das manobras, o quadro clínico foi estabilizado, porém apresentou piora de forma repentina. Ela chegou a ser intubada, porém evoluiu para parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Ainda segundo a ocorrência, nem os familiares nem a paciente teriam relatado quadro alérgico a algum medicamento. O atendimento foi iniciado com um médico e teve sequência com o plantonista.
A causa da morte foi registrada como parada cardiorrespiratória, segundo a Polícia Militar.
O corpo da jovem foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML). O boletim ficará disponível para a família definir os encaminhamentos.
Apuração
A assessoria de comunicação da prefeitura disse que notificou o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), responsável pela gestão da unidade, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
“A gestão já notificou a IBDS a prestar esclarecimento sobre o caso. Estamos aguardando, precisamos apurar primeiro o que aconteceu de fato”, informou.
Em outra nota, lamentou a morte da jovem e se solidarizou com a família.
“A Prefeitura de Divinópolis lamenta profundamente a morte de Angélica Aparecida de Melo, de 29 anos. A jovem faleceu nesta sexta-feira (13/08), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em um caso que causou comoção municipal. Respeitosamente, a Prefeitura presta suas condolências e deixa os seus mais sinceros pêsames aos familiares e amigos de Angélica neste momento tão difícil.”
Até o fechamento desta matéria o IBDS não se manifestou sobre o caso.
*Amanda Quintiliano especial para o EM