A vacinação contra a COVID-19 avança para mais uma geração de moradores da capital mineira. Neste sábado (14/8), homens e mulheres de 29 recebem a primeira dose. Na terça-feira (17/8), anunciou ontem a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) será a vez dos de 28, completos até 31 de agosto. Na segunda-feira (16/8), os imunizantes serão direcionados para pessoas de 30 e 31 anos convocadas nesta semana e que por alguma razão perderam a data da aplicação da primeira dose.
Leia Mais
Campeãs: veja as estratégias das cidades de MG que já vacinam jovens de 18Prefeitura de BH anuncia vacinação contra COVID com hora marcadaBH ultrapassa marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com a primeira doseTemperatura sobe em MG e umidade do ar entra em alertaAssunção de Nossa Senhora: confira programação em BH e na Serra da PiedadeOntem, moradores de 30 anos ou que completam essa idade até o dia 31, puderam receber a primeira dose. Entre os que se vacinaram está a advogada Samia Salomão Rodrigues Pereira. “Graças a Deus tomei a vacina tão esperada e que todos devem tomar. Temos que ter consciência de que a vacina salva vidas”, comentou.
O administrador de empresas Lucas Machado Coelho de Carvalho, de 29, recebeu a primeira dose da Pfizer no posto drive-thru do Corpo de Bombeiros, na Região Centro-Sul da capital. Ele contou ao Estado de Minas que foi contaminado pelo coronavírus em novembro, mas teve apenas sintomas leves. “Acho que com a vacinação a vida vai começar a voltar ao normal. Mas, para isso, precisamos que mais pessoas se vacinem, o máximo possível”, disse.
O dia de campanha para as pessoas de 30 anos também é marcado com novidades no processo. Visando levar mais comodidade aos usuários, a PBH iniciou testes da vacinação por hora marcada em horários no período da tarde, de segunda a sexta-feira, conforme a disponibilidade de vagas – cerca de 140 por dia, em 10 centros de saúde fixos, segundo a prefeitura. A marcação opcional é disponibilizada somente para a imunização por idade e deve ser feita apenas no dia da convocação, e não em datas posteriores, no portal da prefeitura (www.pbh.gov.br).
De acordo com informações da PBH, com a vacinação do grupo de 29 anos neste sábado, a cobertura deve chegar a 68,6% do público-alvo com a primeira dose e 34,1% com a segunda ou a aplicação da Janssen.
Os percentuais são semelhantes à média do estado. Até o momento, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 67,17% da população foi vacinada com a primeira dose e 29,21% completaram o esquema vacinal. Ou seja, ainda é preciso que cerca de 32% da população receba pelo menos a primeira dose para cumprir o objetivo de vacinar todo o público-alvo com a primeira injeção até setembro.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie