O dia de vacinação contra a COVID-19 nesta segunda-feira (16/8) em Belo Horizonte é destinado às pessoas com 31, 30 e 29 anos, completados até 31 de agosto, que perderam o prazo para se imunizar com a primeira dose na última semana.
Além da repescagem, a prefeitura da capital também convoca os moradores com comorbidades chamadas por faixa etária, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down para completar o esquema vacinal.
Além da repescagem, a prefeitura da capital também convoca os moradores com comorbidades chamadas por faixa etária, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down para completar o esquema vacinal.
A vendedora Erika Cristiane Silva, de 30 anos, foi uma das pessoas que compareceram ao posto drive-thru do Corpo de Bombeiros, na Região Centro-Sul, para aproveitar a nova chance de garantir sua proteção contra o coronavírus. "A vacina é nossa esperança de que nosso país possa sair dessa pandemia logo, que está sendo muito triste na vida de todos. Vemos como os preços das coisas estão um absurdo, o desemprego é muito grande, tudo sendo resultado da pandemia e do governo", contou ao Estado de Minas.
A estudante Paola Aparecida Tuzani Alves Pinto, de 30, também relatou o alívio de ter conseguido ser vacinada nesta segunda. "É uma dose de vacina e esperança. Estou muito feliz. Durante a pandemia mantive o maior cuidado possível. Convivo com pessoas de grupo de risco então esse cuidado foi mais que redobrado”, afirmou.
No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas de 31, 30 e 29 anos precisam seguir as seguintes orientações:
- Ser cidadão residente de Belo Horizonte
- Apresentar documento de identificação com foto
- Não ter recebido vacina contra a COVID-19
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
Já para aqueles que vão completar o esquema vacinal, a PBH alerta que apenas o grupo convocado, cuja data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias, poderá se imunizar. Caso cumpra o requisito, o morador deve comparecer nos locais de vacinação destinados ao seu público com comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.
Vacinação das pessoas de 28 anos
Na terça-feira (17/8), será a vez das pessoas de 28 anos, completados até 31 de agosto, receberem a primeira dose da vacina. O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Os endereços podem ser conferidos no portal da PBH.
Por enquanto, a faixa etária foi a única anunciada pela prefeitura para receber a primeira dose nesta semana. A reportagem questionou a administração municipal se há previsão para inclusão de novos públicos, porém não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Até o momento, segundo o painel vacinômetro do Executivo muncipal, 1.549.866 do público alvo da vacinação em BH foram imunizados com a primeira e 742.428 com a segunda dose. Além disso, 58.784 aplicações foram feitas com a dose única da vacina produzida pela farmacêutica Janssen.
Confira o calendário da vacinação em BH nesta semana:
- 16 de agosto, segunda-feira: repescagem para pessoas com 30, 31 e 29 anos, completados até 31 de agosto; segunda dose pessoas com comorbidades convocadas por faixa etária, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e Síndrome de Down
- 17 de agosto, terça-feira: pessoas de 28 anos, completos até 31 de agosto
- 18 de agosto, quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 59 a 41 anos
- 19 de agosto, quinta-feira: segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 40 a 18 anos
- 20 de agosto, sexta-feira: segunda dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.