Jornal Estado de Minas

COVID-19

Riacho dos Machados, no Norte de Minas, vacina público com 18 anos

Riacho dos Machados, com 9,4 mil habitantes, é o município do Norte de Minas onde a imunização contra a COVID-19 mais avançou até agora. Nesta terça-feira (17/8), a prefeitura da cidade inicia a vacinação contra o coronavírus das pessoas de 18 anos, sendo o primeiro município da região a imunizar a população sem comorbidades dessa faixa etária.




 
Conforme dados da Prefeitura de Riacho dos Machados, 4.341 moradores já receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19, o correspondente a 72,86% da população do município acima de 18 anos (5.958 pessoas).

Outras 1.514 habitantes (25,41% da população local acima de 18 anos) do município receberam a segunda dose ou a dose única da vacina contra o coronavírus.

"Este dia é de grande importância ao município. Ampliamos a vacinação para maior parte da população ao alcançar o grupo dos maiores de 18 anos, sem comorbidades", afirma o prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo da Silva Paz (PL), o Ricardo de Minga.




 
"Sabemos que devemos conseguir uma cobertura vacinal ampla para reduzir a circulação do vírus e internações. Riacho dos Machados é, hoje, referência na região", completa o chefe do executivo.
 
A vacinação contra a COVID-19 das pessoas de 18 anos será iniciada às 7 horas desta terça-feira, na Praça da Matriz, ao lado do prédio da prefeitura, no Centro da cidade. 
 
Para receberem o imunizante, os moradores devem apresentar comprovante de residência, documento pessoal e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Zona rural   

A prefeitura informou que para avançar na imunização, além do trabalho na sede, os agentes de saúde reforçaram a aplicação das doses na zona rural, onde reside a metade da população do município.
 
As equipes de vacinação percorreram 42 localidades rurais do município, muitas delas distante da sede, como Queté, a 110 quilômetros da área urbana.
 
Ainda conforme os dados da Prefeitura de Riacho dos Machados, o município contabilizou, até então, 575 casos confirmados de coronavírus e 10 mortes provocadas pela doença.




audima