A Prefeitura de Belo Horizonte, informou nesta segunda-feira (16), que 43 mil moradores não receberam a segunda dose da vacina contra COVID-19 e estão com a aplicação em atraso. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas não retornaram para tomar a segunda dose dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca.
"Na capital são cerca de 25 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos, que por algum motivo ainda não tomaram a segunda dose da vacina CoronaVac. Com relação ao imunizante AstraZeneca, cerca de 18 mil pessoas não compareceram às unidades para receber a segunda dose", disse a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Não houve menção sobre o retorno de pessoas para tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer. Entretanto, a vacina, na capital mineira, foi aplicada pela primeira vez nas pessoas com comorbidades, que começaram a ser convocadas para a segunda dose no dia 2 de agosto.
De acordo com o médico nefrologista e clínico da Rede Mater Dei de Saúde, Luís Trindade, a eficácia, testada e comprovada pelos estudos científicos, só permanece em sua totalidade após tomar a segunda dose. "Sem a segunda dose, não é possível garantir essa proteção completa. Por isso, não deixe de tomar sua segunda dose e avisar aos conhecidos sobre essa importância", afirmou.
Segundo o levantamento mais atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, 69,1% dos moradores de BH, contemplados na campanha de vacinação já receberam a primeira dose, 1.549.866 pessoas. E 34,4% da população acima dos 18 anos receberam as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única da Janssen, ou seja, 742.428 pessoas.
Há postos disponíveis para a segunda dose das pessoas que não compareceram à vacinação quando foram convocadas. Os locais e horários disponíveis estão no site da PBH.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.