Foram 308 dias do primeiro caso de COVID-19 registrado em BH, em 16 de março de 2020, para a primeira pessoa vacinada na capital, em 18 de janeiro de 2021. Agora, toda população belo-horizontina vê chegar a sua vez de receber a primeira dose. A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou nesta terça-feira (17/8) o calendário completo de vacinação para toda população adulta.
Hoje, estão sendo vacinadas as pessoas com 28 anos, completos até 31 de agosto. Mas até 4 de setembro, toda população adulta, ou seja, acima dos 18 anos, vai receber a primeira dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, ou a aplicação única da Janssen, segundo o cronograma da PBH.
Até o momento, Belo Horizonte já recebeu 2.904.332 doses da vacina e, com isso, 70,7% da população recebeu a primeira dose e 34,8% completou o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A capital está à frente dos dados do vacinômetro do estado, que registra 68,59% da primeira dose e 30,04% da segunda.
Para que os outros 29,3% de BH também sejam vacinados até a data prometida (4/9), a capital mineira vai realizar uma intensa campanha, que vai atuar até mesmo aos domingos (consulte o calendário abaixo).
São 224 postos de vacinação em BH, mas as pessoas devem ficar atentas e sempre checar os locais antes de se deslocar aos pontos de imunização. Os endereços e horários podem ser conferidos AQUI.
São 224 postos de vacinação em BH, mas as pessoas devem ficar atentas e sempre checar os locais antes de se deslocar aos pontos de imunização. Os endereços e horários podem ser conferidos AQUI.
A cobertura por idade vai ser intercalada com o esquema de segunda dose, que pode ser antecipada em, no máximo, sete dias. Mas só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado cuja a data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias.
Além disso, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida podem fazer cadastro no site da prefeitura para receber a vacinação em casa. O cadastro é para o público maior de 18 anos, que ainda não tenha se cadastrado, para receber a primeira dose.
Atenção: a vacinação obedecerá o mesmo cronograma por idade divulgado pela Prefeitura, não sendo realizada a imunização imediatamente após o cadastro, caso não esteja no momento de vacinação da faixa etária correspondente.
Atenção: a vacinação obedecerá o mesmo cronograma por idade divulgado pela Prefeitura, não sendo realizada a imunização imediatamente após o cadastro, caso não esteja no momento de vacinação da faixa etária correspondente.
O que levar?
Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Para cada grupo prioritário, estão sendo descritos os documentos específicos. Para a vacinação por faixa etária, o cidadão também deve apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte.
Além disso, a vacina não dispensa a adoção das medidas de proteção. Por isso, é necessário utilização das máscaras de proteção contra COVID-19.
REVEJA o calendário completo:
19/8 (quinta-feira):
- 27 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
20/8 (sexta-feira):
- 38 anos, vacinadas com a CoronaVac - segunda dose.
O intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.
21/8 (sábado):
- 26 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
22/8 (domingo):
- 25 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
23/8 (segunda-feira):
- 24 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
24/8 (terça-feira):
- trabalhadores do Ensino Fundamental de 59 a 18 anos - segunda dose.
25/8 (quarta-feira):
- 23 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
- trabalhadores do Transporte Aéreo de 59 a 18 anos - segunda dose.
26/8 (quinta-feira):
- trabalhadores do Ensino Médio, Profissionalizante e EJA de 59 a 18 anos - segunda dose.
27/8 (sexta-feira):
- trabalhadores do Ensino Superior de 59 a 18 anos - segunda dose.
28/8 (sábado):
- 22 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
29/8 (domingo):
- 21 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
30/8 (segunda-feira):
- pessoas de 59 e 58 anos - segunda dose.
31/8 (terça-feira):
- 20 anos, completos até 31 de agosto - primeira dose.
1º/9 (quarta-feira):
- pessoas de 57 anos - segunda dose.
2/9 (quinta-feira):
- homens de 19 anos, completos até 30 de setembro - primeira dose.
- trabalhadores do Transporte Coletivo e Rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores) - segunda dose.
- trabalhadores da Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos - segunda dose.
- trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário - segunda dose.
3/9 (sexta-feira):
- mulheres de 19 anos, completos até 30 de setembro - primeira dose.
- pessoas de 56 anos - segunda dose.
*Só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado cuja a data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias.
4/9 (sábado):
- pessoas de 18 anos, completos até 30 de setembro - primeira dose.
- caminhoneiros - segunda dose.
*Só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado cuja a data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.