Jornal Estado de Minas

COVID-19

Contagem: 5 estabelecimentos lacrados e 3 multas por desrespeito às regras

O proprietário de um bar de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi multado em R$ 14 mil por promover evento com aglomeração de pessoas, descumprindo as regras de combate à COVID-19 na cidade.




 
No balanço do fim de semana de fiscalizações da Patrulha Pacto pela Vida, criado pela prefeitura com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgado nesta terça-feira (17/8), foram 100 estabelecimentos comerciais fiscalizados, com 5 interdições e três locais multados.
 
Um dos bares foi localizado após denúncia anônima ao telefone 153, da GCM. O local, que fica na região Central de Contagem, estava com aproximadamente 150 pessoas. A maioria jovens que não estavam usando máscaras.
 
Durante a fiscalização, os agentes encontraram muitas pessoas em pé e mesas bem próximas, cenário que contraria os protocolos sanitários do município estabelecidos no município.




 
Além da aglomeração, o estabelecimento não tinha nem alvará sanitário e nem de funcionamento. O proprietário foi notificado e terá 30 dias para regularizar a situação, além da multa de R$ 14 mil.
 
Ao todo, cinco bares foram lacrados e três multas emitidas.
 
O supervisor da operação, Rone Machado, lembra que, apesar de Contagem não ter mais restrições de horários para a abertura do comércio, os casos de COVID-19 continuam sendo registrados. "E existem algumas regras sanitárias que são básicas, não podem ser descumpridas, como a falta dos alvarás, que são necessários com ou sem pandemia", explica.
 
Mesmo com a flexibilização das medidas, a Patrulha Pacto pela Vida continuará fazendo mutirões aos fins de semana para verificar o cumprimento das medidas.

audima