O Hospital da Baleia está lançando a campanha “Sua doação é a chave. Doe, destranque essa porta”, com o objetivo de captar recursos para a manutenção geral do hospital, incluindo o custeio dos procedimentos realizados pelos SUS, que teve um grande aumento com este atual momento de pandemia do COVID-19.
De acordo com a assessoria do hospital, atualmente são atendidos centenas de pacientes, sendo 95% deles são pelo SUS, que fazem parte de 88% dos municípios mineiros.
A superintendente de mobilização de recursos, Danielle Ferreira, explica que o hospital enfrenta dificuldades financeiras há 77 anos, e que campanhas de arrecadação são realizadas anualmente. “Além da arrecadação de recursos com empresas privadas, nossa maior campanha é o troco solidário, e com a pandemia da COVID-19, que agravou a situação financeira dos empreendimentos e das pessoas, tivemos uma queda de 25% nas doações por este canal”, explica.
“As doações de pessoa física representam 37,5% da receita total do hospital, e contribuem muito para conseguir custear todos os tratamentos e procedimentos que são realizados pelo SUS, sendo eles a maioria”, diz.
Segundo a superintendente, a diária de uma internação no CTI pediátrico custa em média R$ 3.600,00 e no CTI COVID-19 pode chegar aos R$ 2.000,00. "Com o aumento do número de internações e quadros graves durante o período mais crítico da pandemia, tivemos esses valores praticamente triplicados", conta.
A ideia da campanha é despertar a empatia das pessoas para que elas se solidarizem com os pacientes que dependem do Baleia para realizar seus tratamentos. Pacientes participam de forma voluntária da campanha. A campanha vai durar até fevereiro de 2022.
Para os interessados em ajudar com as doações, o site do Hospital da Baleia ou o canal da campanha rede de amigos (31) 3489-1653 estão disponíveis.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.