Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Taxa de transmissão da COVID rompe teto e segue em nível de alerta em BH

A transmissão do novo coronavírus (RT), um dos três principais indicadores da pandemia de COVID-19, apresentou novo aumento em Belo Horizonte. Foi de 1 para 1,01, e segue, portanto, em nível de alerta.

O dado consta no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (18/8) pela Prefeitura de Belo Horizonte.





Na prática, isso significa que um infectado transmite a doença para mais de uma pessoa. Infectologistas consideram como teto o índice menor ou igual a 1, ou seja, quando cada doente contamina, no máximo, mais um. O chamado RT permaneceu abaixo deste patamar, na zona verde, por 25 dias - de 23 de julho até essa terça (17/8).

Nas UTIs, houve ligeiro alívio. A ocupação dos leitos intensivos reservados à doença no SUS caiu de 54,7% para 52,4%, mas segue em nível amarelo. Nas enfermaria, a lotação foi de 43,4% para 40,1%. 

Os casos confirmados somam 267.560. Desde o início da pandemia, o vírus matou 6.432 pessoas. Os recuperados totalizam 257.666, enquanto 3.462 estão sob monitoramento dos serviços de saúde. 




Vacinação

Até o momento, 72,5% da população adulta da capital recebeu ao menos uma dose de imunizante contra o novo coronavírus. A parcela totalmente protegida com duas doses ou com a dose única da Janssen é de 35,6%.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal










audima