Uma elevação no ritmo de contágio da COVID-19 foi apontada em 19 cidades que integram a Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. A informação foi divulgada no informativo epidemiológico semanal da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O estudo elaborado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da instituição reúne dados coletados até essa quarta-feira (18/8).
Leia Mais
Vacinômetro: veja quantas pessoas se vacinaram contra a COVID na sua cidadeVariante Delta em Minas: autoridades estão em alerta para aumento de casos Minas Consciente: estado não tem nenhuma região na onda vermelha do plano BH registra menor ocupação das UTIs no ano, e dado fica próximo do controleMorte de homem por COVID-19 é reconhecida como acidente de trabalho em MGEscolas estaduais suspendem aulas por suspeita de surto de COVIDGoverno de Minas abre inscrições para cursos técnicos gratuitos- Antônio Carlos
- Alfredo Vasconcelos
- Barbacena
- Carrancas
- Desterro do Melo
- Luminárias
- Madre de Deus de Minas
- Nazareno
- Perdões
- Prados
- Resende Costa
- Santa Cruz de Minas
- São João del-Rei
- São João Nepomuceno
- Santa Bárbara do Tugúrio
- Santa Rita de Ibitipoca
- São Vicente de Minas
- Senhora dos Remédios
- Tiradentes
O estudo observa ainda que a cidade de São João del-Rei, especificamente, apresenta aceleração no ritmo de contágio após permanecer uma semana em estabilidade.
Nesse sentido, a média móvel da cidade turística registrou 15,1 casos/dia – uma elevação de 20% em comparação ao índice de 12,6 registros diários aferido no dia 4 de agosto.
Conforme apontam os estudiosos na publicação, a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. “Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município”, destaca trecho do estudo.
Por outro lado, 11 cidades do Campo das Vertentes registram queda no ritmo de contágio do novo coronavírus:
- Ribeirão Vermelho
- Ijaci
- Itumirim
- Ibituruna
- Bom Sucesso
- São Tiago
- Ritápolis
- Dores de Campos
- Ressaquinha
- Rio Doce
- Paiva
Já os municípios de Lavras, Ingaí, Barroso, Carandaí e Cipotânea estão em uma zona de estabilidade, conforme o levantamento epidemiológico da UFSJ.