(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FORMAÇÃO

Governo de Minas abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Programa Trilhas de Futuro, oferecido em 110 municípios mineiros, é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas


19/08/2021 17:37 - atualizado 19/08/2021 18:33

Curso técnico na área de mineração está entre os ofertados pelo governo (foto: Vale/Divulgação)
Curso técnico na área de mineração está entre os ofertados pelo governo (foto: Vale/Divulgação)

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos de formação profissional para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. As inscrições começam nesta sexta-feira (20/8), e as aulas têm previsão de início em outubro.

Além da oportunidade gratuita de formação, o programa intitulado Trilhas de Futuro vai oferecer uma ajuda de custo de vale-transporte e alimentação para todos os alunos selecionados . Os cursos serão ministrados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. 



Serão oferecidos cursos de enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, segurança do trabalho, marketing, mecânica, entre outros. O catálogo com todos os cursos oferecidos e as instituições e municípios que integram o programa já está disponível e pode ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Poderão se inscrever para as vagas estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.

As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 30/8, pelo mesmo site.
  
Segundo nota do Governo de Minas, serão oferecidas, inicialmente, 40 mil vagas para cursos técnicos. Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.
  
Ainda em nota, o Governo afirmou que os municípios prioritários e os cursos oferecidos foram escolhidos com base demanda do setor produtivo e da rede estadual de ensino e de estudos de empregabilidade.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município, explica o governo.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) também fez um mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Foi apresentado ainda um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. 
 
*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)