Jornal Estado de Minas

FOGO

Incêndio no Mangabeiras mobiliza bombeiros e preocupa moradores de BH; veja


Um incêndio no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, mobilizou o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (20/08). De acordo com a corporação, os militares foram acionados por volta das 11h.





 
Moradores da região ficaram preocupados e as altas chamas podiam ser vistas de bairros vizinhos. No Bairro Comiteco, as pessoas chegaram a registrar o fogo se alastrando.

 


Fogo se alastrando (foto: Patrícia Aranha/Arquivo Pessoal)
 
 

Apesar disso, logo no início da operação os bombeiros afirmaram que não teriam riscos para as casas. A atuação das equipes durou toda a tarde e cerca de 4h após o começo dos trabalhos, uma corrente de vento dificultou ainda a situação, que já estava complicada devido a inclinação do terreno.

 

Somente depois de 6h30, as equipes conseguiram eliminar todos os focos de incêndio na vegetação e finalizaram o atendimento no local. Ao todo, dois hectares da mata foram queimados, mas não houve danos para as residências entorno, nem vítimas. 





 

Três equipes atuaram no combate às chamas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Rodrigo Bedran, o período de seca preocupa a vizinhança e caso tenha qualquer possibilidade de incêndio na mata, eles se comunicam através de um aplicativo de mensagem.
 
"Temos um grupo com mais de 500 pessoas, é dos moradores do bairro. Nele a gente monitora qualquer situação nova, que causa algum tipo de preocupação. Neste momento de seca ficamos apreensivos, principalmente, com as queimadas na Serra do Curral, que infelizmente são comuns, apesar da nossa preocupação", disse.
 
"Aqui é um corredor ecológico, a Serra é tombada e tem uma beleza ímpar. Nos causa apreensão, mas confiamos no trabalho do Corpo de Bombeiros" afirma Rodrigo, que também disse não ter informações entre os moradores sobre um possível incêndio criminoso. “Não tivemos nenhum relato no grupo sobre isso. Se tiver, vamos comunicar”, afirma.

Ele reforça a importância dos cuidados com o meio ambiente, principalmente em períodos sem chuva. “Neste momento seco, precisamos ter atenção redobrada para evitar esse impacto tão negativo causado pelo fogo no meio ambiente, que traz prejuízo a todos”, finaliza. 

 

Veja a galeria de fotos:
 

 
*Estagiária sob supervisão  
 




audima