Jornal Estado de Minas

SEGUNDA DOSE

'Misto de alegria e tristeza', diz morador de BH vacinado contra a COVID-19

Nesta sexta-feira (20/8) a vacinação contra a COVID-19 é destinada à aplicação da segunda dose no público de 38 anos, que tomou a vacina Coronavac. Nos postos drive thru, algumas pessoas relataram sentir um misto de emoções ao completar a imunização contra o vírus.




 
O arquiteto de software, Rafael Felipe Dutra Da Silveira, de 38 anos,  na manhã desta sexta (20) foi ao posto de vacinação drive thru do Corpo de Bombeiros, tomar a segunda dose, e  comentou estar confuso. "Sinto alívio, mas também tristeza, pois perdi muitas pessoas próximas para este vírus, e fico pensando que elas não tiveram a mesma chance que eu, de poder se imunizar”, relata.
 
Rafael Silveira, 38 anos, arquiteto de software (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)

“Não tirei nenhuma foto, nem postei nada nas redes sociais quando tomei as duas doses, porque sempre lembro daqueles que se foram, de todo o incômodo que passamos e estamos vivendo durante esta pandemia”, completa Rafael.
 
O arquiteto de software disse que mesmo com a imunização completa é necessário permanecer com os cuidados. "Vou seguir fazendo minha parte, continuar com os mesmos cuidados que tomei desde o início da pandemia, para não expor outras pessoas, e a gente não regredir”, conclui.




 
Marcelo Frazoli, 38 anos, empresário. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)
 

Ainda no posto do Corpo de Bombeiros, Marcelo Frazolli, empresário, também de 38 anos, comentou que estava muito feliz. “Para mim, é uma sensação perfeita, de grandeza, principalmente porque sou dono de um bar na Região da Savassi, e agora vou ficar mais protegido contra este vírus”, conta.
 
“Meu bar ficou fechado mais de sete meses, e há pouco mais de três semanas é que pude voltar a funcionar até às 23h”, ressalta Marcelo.
 
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reforça as regras na hora de tomar a vacina. Veja quais:  
 
  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte
  • Apresentar documento de identificação com foto
  • Não ter recebido vacina contra a COVID-19
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias
  • Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
 
Para que os usuários possam tomar a segunda dose, é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. 
 
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.




 
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços: 
 
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h
 
Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 
 





audima