Nesta sexta-feira (20/8) a vacinação contra a COVID-19 é destinada à aplicação da segunda dose no público de 38 anos, que tomou a vacina Coronavac. Nos postos drive thru, algumas pessoas relataram sentir um misto de emoções ao completar a imunização contra o vírus.
O arquiteto de software, Rafael Felipe Dutra Da Silveira, de 38 anos, na manhã desta sexta (20) foi ao posto de vacinação drive thru do Corpo de Bombeiros, tomar a segunda dose, e comentou estar confuso. "Sinto alívio, mas também tristeza, pois perdi muitas pessoas próximas para este vírus, e fico pensando que elas não tiveram a mesma chance que eu, de poder se imunizar”, relata.
“Não tirei nenhuma foto, nem postei nada nas redes sociais quando tomei as duas doses, porque sempre lembro daqueles que se foram, de todo o incômodo que passamos e estamos vivendo durante esta pandemia”, completa Rafael.
O arquiteto de software disse que mesmo com a imunização completa é necessário permanecer com os cuidados. "Vou seguir fazendo minha parte, continuar com os mesmos cuidados que tomei desde o início da pandemia, para não expor outras pessoas, e a gente não regredir”, conclui.
Ainda no posto do Corpo de Bombeiros, Marcelo Frazolli, empresário, também de 38 anos, comentou que estava muito feliz. “Para mim, é uma sensação perfeita, de grandeza, principalmente porque sou dono de um bar na Região da Savassi, e agora vou ficar mais protegido contra este vírus”, conta.
“Meu bar ficou fechado mais de sete meses, e há pouco mais de três semanas é que pude voltar a funcionar até às 23h”, ressalta Marcelo.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reforça as regras na hora de tomar a vacina. Veja quais:
- Ser cidadão residente de Belo Horizonte
- Apresentar documento de identificação com foto
- Não ter recebido vacina contra a COVID-19
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
Para que os usuários possam tomar a segunda dose, é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h
Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.