Incêndios de grandes proporções atingiram aproximadamente 150 hectares de vegetação de propriedades rurais e terrenos próximos ao Bairro Barreirinho em Araxá, no Alto Paranaíba. Cerca de 130 mil litros de água foram gastos para combater três focos ocorridos no mesmo local entre o fim da tarde desta quinta (19/8) e o término da manhã desta sexta (20/8).
O primeiro e maior foco começou por volta de 17h50 de quinta. Segundo o Corpo de Bombeiros de Araxá, ele teve origem às margens da Ferrovia Centro Atlântica, próxima ao local, e se alastrou indiscriminadamente. O trabalho de combate terminou apenas por volta de 0h30 da madrugada desta sexta-feira.
O ponto atingido foi próximo ao Bairro Barreirinho, ao longo da avenida Geraldo Porfírio Botelho que dá acesso ao Barreiro - ponto turístico de Araxá -, onde foram observados diversos pontos de incêndio espalhados pelos dois lados da via.
Inicialmente, foi realizado o combate às chamas e, posteriormente, os bombeiros se deslocaram para o Barreirinho, onde os focos estavam espalhados pela vegetação de capim alto, entre 2,5 a 3 metros de altura.
Durante os trabalhos, foram utilizados dois caminhões de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros; uma viatura de resgate; cerca de 10 brigadistas; quatro caminhões pipa das empresas Mosaic fertilizantes e CBMM, que apoiaram no combate às chamas. Além de outros caminhões da empresa Vecol Terraplanagem e da Prefeitura de Araxá.
Não houve vítimas, nem danos materiais às residências próximas incêndio. Porém, foram diagnosticados prejuízos à fauna e a flora dos arredores, e verificado que não havia aceiros para conter o fogo nos entornos do local, que teve uma área de 100 hectares atingida.
No combate a este incêndio foram utilizados cerca de 80 mil litros de água.
Segundo foco
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Araxá, uma guarnição foi novamente acionada às 3h47 da madrugada, para combater chamas em um bambuzal, também às margens da Avenida Geraldo Porfírio Botelho. Essas chamas estavam sob controle, e foram contidas rapidamente.
Por volta de 11h de manhã de sexta, outro de incêndio foi registado no mesmo local.
Cerca de 50 hectares de vegetação foram queimados, e no combate às chamas foram utilizados cerca de 50 mil litros de água. Os trabalhos tiveram a duração de aproximadamente 4h30.