Morreu, aos 77 anos, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (20/8), o empresário José Alonso Dias. Natural de Divinópolis, onde viveu a maior parte da vida, ele ficou conhecido nacionalmente como “mago das misses”.
O empresário estava internado há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Felício Rocho tratando-se de cirrose hepática. Desde meados do ano passado, ele estava enfrentando problemas de saúde.
Leia Mais
Adolescente assiste à morte do pai após carreta tombar na BR-265Araxá vacina pessoas de 26 anos na próxima segunda-feira (23/8)Moradores de quatro cidades do Centro Oeste mineiro relatam surto de viroseEm viagem ao Espírito Santo, chegou a ser internado em junho de 2020. Em abril deste ano, afastou-se da presidência do Estrela do Oeste Clube para se tratar.
O corpo de Zé Alonso, como era conhecido, foi velado na tarde de hoje na sede campestre do Estrela do Oeste. Autoridades, misses, amigos e familiares foram se despedir.
Fábrica de misses
Além de ser conhecido nacionalmente como “mago das misses”, em Divinópolis também era chamado de “fábrica de misses”. Ao longo da trajetória, realizou diversos concursos e revelou vários nomes, como o de Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009 nas Filipinas).
No currículo, estão eventos como Miss Minas Gerais, Miss Divinópolis, Miss Terra Minas Gerais e Miss Terra Brasil.
Empresário
Zé Alonso cursou direito. Ele também foi o responsável por idealizar o Estrela do Oeste Clube, cuja placa de inauguração é datada de 1954. Transformou o clube em referência esportiva em Minas Gerais e modernizou a sede campestre.
Como empresário, também esteve à frente de um grupo ligado ao setor automobilístico. Na área política, atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico e assessor de governo na gestão do ex-prefeito Galileu Machado (MDB).
José Alonso deixa esposa, três filhos e três netos.
“Como pai”
Em mensagens nas redes sociais, misses descreveram José Alonso como um “pai”. “Perdi um grande amigo, meu segundo pai. Um ser humano infinito. Quando estava no fim da faculdade de direito disse: pode ter a faculdade que você será uma grande comunicadora da TV. Não acreditei”, relembrou a Miss Brasil Renata Fan.
Débora Moura Lyra, Miss Brasil 2010, o classificou como “anjo”. “Aquele que acreditou no meu sonho de ser Miss Brasil e o tornou realidade”, disse.
A Miss Minas Gerais 2009 Rayanne Morais lamentou: “Me faltam palavras. O meu coração se rasga com sua partida.
Braço direito de Zé Alonso por muitos anos, o atual presidente do Estrela, Wander de Sousa, o descreveu com grande incentivador para o desenvolvimento da cidade.
“Ajudou na construção da cidade com seus eventos, empreendimentos e o incentivo ao esporte”, ressaltou.
Autoridades
O ex-prefeito Galileu destacou o legado deixado pelo empresário. “Não há como contar a história de Divinópolis sem contar também a história de José Alonso. Elas estão fundidas, um amor verdadeiro e recíproco de um com o outro”, afirmou.
O presidente da câmara, o vereador Eduardo Print Jr. (PSDB) citou a importância do empresário que, segundo ele, foi um dos maiores divulgadores de Divinópolis no Brasil e exterior.
“Fica como exemplo de que o sonho se torna real quando há pessoas competentes e dinâmicas como José Alonso a frente de um objetivo”, afirmou.
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) mencionou a relação próxima e a contribuição do empresário para o desenvolvimento da cidade.
A Prefeitura de Divinópolis manifestou sentimentos aos familiares e amigos do empresário. “Com muita gratidão e respeito, prestamos as nossas condolências e deixamos os mais sinceros pêsames a todos os familiares e amigos”, finalizou.
O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) decretou luto oficial de três dias pela morte do empresário.
*Amanda Quintiliano especial para o EM