A prefeitura de Malacacheta, no Vale do Jequtinhonha, vai começar a aplicar na semana que vem a 2ª dose da vacina contra a COVID-19 em profissionais da Educação de escolas públicas e privadas.
Apesar do prazo inicial para o complemento da imunização ser em setembro, a cidade conseguiu autorização para adiantar a segunda dose da vacina da AstraZeneca após uma reunião com a promotoria de Justiça de Minas Gerais e Sindicato dos Servidores Municipais de Malacacheta, Setubinha e Franciscópolis (Sindmasf).
Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o mesmo argumento apresentado por Malacacheta: a possibilidade da retomada das aulas presenciais nas escolas particulares e privadas.
Medida semelhante já foi adotada em Desde segunda-feira (16/8), as atividades foram retomadas no sistema híbrido, mas com pouca adesão presencial, até por causa da discussão sobre a aplicação da segunda dose nos profissionais.
Dados do Vacinômetro, do governo estadual, consultados nesta sexta-feira (20/8) pelo Estado de Minas, apontam que 380 profissionais tomaram a primeira dose da vacina contra COVID-19. Apenas um já está com o ciclo de imunização completo -- por isso a pressa da administração em querer adiantar o processo.
O adiantamento da segunda dose, aliás, é permitido pelas fabricantes da AstraZeneca e Pfizer.
Malacacheta tem 1.477 casos confirmados de COVID-19, com 31 mortes.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.