O município Mirabela, no Norte de Minas, divulgou neste sábado (21/8) uma nota que confirma o primeiro caso da variante Delta da COVID-19 registrado na cidade. A contaminação foi registrada em 12 de agosto deste ano. A mulher já recebeu as duas doses da vacina contra a doença.
Leia Mais
COVID-19: Minas registra 85 mortes e 3.288 novos casos em 24 horasCOVID-19: BH vacina pessoas de 26 anos neste sábado (21/8); veja os locaisCOVID-19: mais de 800 mil doses de vacinas chegam em BH nesta sexta-feiraMenino de 5 anos pode ter morrido em brincadeira de criança em MirabelaMenino de 5 anos morre depois de cair de pé de pequi em MirabelaUberlândia confirma variante Delta em pacientes do Hospital das Clínicas Minas registra 17 mortes e mais 845 novos casos de COVID-19 em 24 horasMorte pela variante Delta do coronavírus em Minas alerta para a imunizaçãoSegundo o coordenador da Vigilância, Vandilson Mendes, o resultado da análise epidemiológica constatou que a paciente de 75 anos não teve histórico de viagem nos últimos dias.
"Diante deste resultado, fizemos uma investigação epidemiológica do caso, objetivando medidas de avaliação de contatos e estamos monitorando toda a família da contaminada", falou Vandilson.
Delta em Minas
Conforme o Estado de Minas mostrou na última quinta-feira (19/8), há 12 casos confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. Esse total corresponde a 0,4% das amostras mineiras. No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.
Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisa outros oito casos prováveis ligados à Delta.
A morte de um bebê de nove meses por COVID-19, confirmada na segunda-feira (16/8), causou comoção e apreensão em Patos de Minas, Região do Alto Paranaíba.
Há suspeita de contaminação pela variante Delta, por isso o material biológico do menino foi coletado e encaminhado para análise na capital. Ainda não há resultado.
O menino estava internado em um hospital particular da cidade. A família chegou a fazer uma campanha para arrecadar R$ 10 mil para comprar um medicamento. O valor foi alcançado na sexta-feira (13/8), mas o bebê acabou falecendo um dia depois. (Com informações de Mariana Costa*)