Uma festa que acabou em tragédia na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um homem de 50 anos matou a ex-esposa, de 38, no Bairro Chácaras Contagem na noite deste sábado (21/8).
Leia Mais
Minas: 90% das vítimas de feminicídio não possuíam medida protetivaHomem que tentou matar ex-mulher será julgado por tentativa de feminicídioApós tentativa de feminicídio, homem se mata em Ribeirão das NevesFeminicidioHomem que matou a mulher no dia de Natal é preso em IpatingaBH: preso porteiro acusado de matar vigilante no Ministério da AgriculturaHomem que matou ex em BH vai a júri popular nesta segunda (27/9)Justiça condena a 30 anos de prisão homem que matou ex-esposa em MinasCOVID: Contagem vai vacinar pessoas acima de 18 anos até sábado (28/8)Construtora é condenada a pagar R$ 327 mil à família de morto por COVID-19A PM não sabe informar ainda se a Justiça já expediu uma medida protetiva contra o homem. Ele tem duas passagens pela polícia por crimes relacionados às drogas.
A mulher chegou a ser socorrida ao Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, mas acabou morrendo.
De acordo com os militares, o homem foi detido na BR-040, em Ribeirão Neves, também na Grande BH. Ele dirigia um Volkswagen Crossfox preto com uma porta amassada, o que facilitou a identificação da polícia.
Os agentes removeram o carro ao Departamento de Trânsito (Detran). Eles não encontraram a faca usada no crime.
Por volta das 22h, a polícia registrava a ocorrência no 40º Batalhão da corporação, no Bairro Savassi, em Neves. O detido será encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil na cidade.
O que é feminicídio?
Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.
Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.
O que diz a Lei do Feminicídio?
Art. 121, parágrafo 2º, inciso VI
"Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I - violência doméstica e familiar;
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher."
Qual a pena por feminicídio?
Segundo a 13.104, de 2015, "a pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; na presença de descendente ou de ascendente da vítima."
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.
Leia mais:
- As principais lutas dos movimentos pelos direitos das mulheres
- Entenda o que é relacionamento abusivo e como sair dele
- Como a pornografia distorce o sexo e incita violência contra mulheres
- Entenda como a cultura da pedofilia está presente na sociedade
- Do estupro ao aborto: a difícil jornada da mulher vítima de violência sexual
- 'Meu namorado me deu o remédio e viajou'; relatos de mulheres que fizeram aborto clandestino em MG