A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta segunda-feira (23/8) que iniciará o cadastro de adolescentes com comorbidades, deficiências ou grávidas para vacinação contra a COVID-19. Jovens de 12 a 17 anos que se encaixam nos pré-requisitos poderão se cadastrar através de links disponibilizados para cada grupo a partir de amanhã.
Segundo o comunicado da PBH, "o levantamento será feito para posterior vacinação deste público contra a COVID-19 e o início da imunização será divulgado assim que o município receber as doses destinadas a esse grupo".
Os cadastros podem ser feitos de 24 de agosto às 23h59 do dia 2 de setembro, somente pelo portal da PBH. Envios por e-mail ou telefone não serão aceitos.
Veja onde fazer os cadastros:
Para se vacinar, além da realização do cadastro, os adolescentes precisam de documentos para comprovar a condição. Podem ser apresentados:
- Exames;
- Receitas;
- Relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe.
A PBH alerta que todas as declarações apresentadas no cadastro são de "total responsabilidade do responsável pelo menor que os preencheu e de quem emitiu os comprovantes".
Será realizada auditoria no processo de vacinação e, em caso de informações que não são verdadeiras, os declarantes ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.
*Estagiária sob supervisão