O primeiro caso oficial da variante Delta no Sul de Minas foi confirmado nesta segunda-feira (23/8), após a prefeitura de Itajubá comunicar que a cepa indiana foi identificada em uma paciente de 37 anos que mora no município. A confirmação ocorreu após uma amostra ser analisada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
De acordo com a prefeitura, a mulher relatou que recebeu, no início de agosto, a visita de um parente de Brasília. Ao todo, 17 pessoas da mesma família foram contaminadas. Porém, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho, não é possível afirmar que todos os casos são da cepa indiana.
Leia Mais
Unaí registra 7 mulheres e 2 homens com a variante Delta do coronavírusUberlândia confirma variante Delta em pacientes do Hospital das Clínicas Morte pela variante Delta do coronavírus em Minas alerta para a imunizaçãoCavalo cai em buraco e bombeiros usam caminhão munck em resgate; veja vídeoItajubá inicia vacinação de adolescentes contra a COVID nesta quarta (15/9)Juiz de Fora registra oito possíveis casos da variante Delta do coronavírusAinda conforme a administração municipal, a paciente de 37 anos e seus familiares, que também se contaminaram, já se recuperaram da doença e passam bem.
Variante Delta em Minas Gerais
Até então, havia 12 casos da variante Delta confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. A confirmação em Itajubá é o primeiro caso oficial no Sul de Minas.
Apesar do baixo número, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da cepa indiana. Por isso, as medidas de prevenção à COVID-19 devem ser reforçadas, já que a variante é mais contagiante.
“A confirmação acende o alerta para a população redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa. Os cuidados devem ser mantidos: distanciamento social, uso de máscaras, evitar tocar olhos e boca e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, diz a nota da prefeitura de Itajubá.
COVID-19 em Itajubá
Itajubá contabiliza 9.399 casos positivos de COVID-19 e 408 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia. O total de recuperados chegou a 9.399.
Neste momento, 39 moradores estão infectados pelo vírus no município. A ocupação de leitos de suporte ventilatório está em 12% e a ocupação de UTI está em 34%.
Apesar da confirmação da variante Delta no município, o secretário de Saúde afirma que houve redução na incidência da doença na última semana. “Em Itajubá, graças a Deus, mesmo com a detecção da variante delta circulando aqui, até o momento o que a gente tem é uma diminuição importante dos casos positivos diariamente”, afirma.