(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID

Itajubá confirma primeiro caso da variante Delta no Sul de Minas

Cepa indiana foi detectada em uma moradora de 37 anos, após análise da Funed. Prefeitura publicou o comunicado nesta segunda-feira (23).


23/08/2021 21:04 - atualizado 23/08/2021 21:10


 Itajubá confirma contaminação com variante delta em paciente de 37 anos(foto: Pixabay)
Itajubá confirma contaminação com variante delta em paciente de 37 anos (foto: Pixabay)
 
O primeiro caso oficial da variante Delta no Sul de Minas foi confirmado nesta segunda-feira (23/8), após a prefeitura de Itajubá comunicar que a cepa indiana foi identificada em uma paciente de 37 anos que mora no município. A confirmação ocorreu após uma amostra ser analisada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). 
 
De acordo com a prefeitura, a mulher relatou que recebeu, no início de agosto, a visita de um parente de Brasília. Ao todo, 17 pessoas da mesma família foram contaminadas. Porém, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho, não é possível afirmar que todos os casos são da cepa indiana.
 
“Nós não podemos confirmar, mas provavelmente sim. Porque foi feito o exame de genotipagem apenas nela, na amostra oriunda de swab nasal dessa cidadã itajubense. Como os parentes também adoeceram próximo da data do adoecimento dela, a gente acredita que sim”, afirma o secretário de Saúde. 
 
Ainda conforme a administração municipal, a paciente de 37 anos e seus familiares, que também se contaminaram, já se recuperaram da doença e passam bem.


Variante Delta em Minas Gerais

Até então, havia 12 casos da variante Delta confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na Norte. A confirmação em Itajubá é o primeiro caso oficial no Sul de Minas. 
 
Apesar do baixo número, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da cepa indiana. Por isso, as medidas de prevenção à COVID-19 devem ser reforçadas, já que a variante é mais contagiante. 

“A confirmação acende o alerta para a população redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa. Os cuidados devem ser mantidos: distanciamento social, uso de máscaras, evitar tocar olhos e boca e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%”, diz a nota da prefeitura de Itajubá.


COVID-19 em Itajubá

Itajubá contabiliza 9.399 casos positivos de COVID-19 e 408 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia. O total de recuperados chegou a 9.399.

Neste momento, 39 moradores estão infectados pelo vírus no município. A ocupação de leitos de suporte ventilatório está em 12% e a ocupação de UTI está em 34%.

Apesar da confirmação da variante Delta no município, o secretário de Saúde afirma que houve redução na incidência da doença na última semana. “Em Itajubá, graças a Deus, mesmo com a detecção da variante delta circulando aqui, até o momento o que a gente tem é uma diminuição importante dos casos positivos diariamente”, afirma.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)