Jornal Estado de Minas

ZONA DA MATA

Juiz de Fora registra oito possíveis casos da variante Delta do coronavírus

A cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, contabiliza oito possíveis casos de pessoas infectadas com a variante Delta do novo coronavírus. A informação veio à tona nesta segunda-feira (23/8) por meio de comunicado oficial emitido pela Secretaria de Saúde da prefeitura do município.




 
Conforme a administração municipal, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem coletado amostras na macrorregião Sudeste e conseguiu identificar os pacientes do município – a partir de exames RT-PCR e do sequenciamento genético – como prováveis para esta variante. A coleta de material foi realizada entre os dias 2 e 6 de agosto.
 
Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, a secretária de Saúde, Ana Pimentel, disse, no entanto, que não há motivo para pânico. “A variante Delta pode ser mais transmissível, porém é possível evitar a contaminação seguindo os mesmos protocolos sanitários”, inicia.
 
“Com os resultados, podemos dizer que já ocorre a transmissão comunitária, ou seja, não é mais possível realizar o rastreamento dos infectados e a origem do vírus. Isso nos força a redobrar a atenção e os cuidados com a saúde, mantendo todas as medidas de segurança em ordem. Fundamental continuar usando a máscara, higienizar bem as mãos e, claro, evitar as aglomerações”, orientou.




 
O alerta feito pela secretária, inclusive, foi reforçado pela prefeita Margarida Salomão (PT). “Devemos redobrar todos os cuidados de prevenção à COVID-19. Máscara, distanciamento social, higiene das mãos e ambientes com circulação de ar”, escreveu a chefe do Executivo municipal em uma publicação no Twitter.
 
O Estado de Minas entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para saber se os novos casos notificados pela administração municipal foram computados pela pasta estadual e aguarda retorno.
 
Conforme noticiado pelo Estado de Minas no sábado (21/8), a Prefeitura de Rio Novo, também na Zona da Mata, confirmou uma morte por COVID-19 causada pela variante.
 
A vítima de 74 anos veio do Rio de Janeiro para visitar parentes na cidade do interior mineiro. Segundo a prefeitura, o idoso foi atendido em uma unidade médica da cidade e reencaminhado a Juiz de Fora, na mesma região do estado, onde veio a óbito.




 
A variante Delta no estado
 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta segunda-feira que há 12 casos confirmados da variante Delta no estado. A SES-MG considera, ainda, a possibilidade de outros 79 registros.
 
“Quanto ao perfil destes casos notificados à SES-MG, a idade variou entre 8 e 93 anos, com média de 48 anos. Há 51 casos do sexo feminino (56%) e outros 40 do sexo masculino (44%). Destes, dois casos evoluíram a óbito, sendo um de Rio Novo e outro de Uberaba”, explicou a pasta.
 
No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

audima