A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu divulgou, nesta terça-feira (24/8), o primeiro caso de paciente acometido pela COVID-19 por meio da variante Delta, do novo coronavírus. O caso foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que comunicou à SMS o resultado do exame feito nesse paciente, que não teve seus dados e características divulgadas.
A pessoa infectada, segundo a SMS, cumpriu o isolamento social e está sendo monitorada pelos profissionais de saúde de Manhuaçu. Moradora da cidade, a pessoa já havia sido imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19.
Márcia Giovane Rodrigues da Silva, médica coordenadora da Unidade de Apoio Respiratório (UAR) da rede municipal de saúde, explicou que essa pessoa está se recuperando muito bem da doença. “A pessoa já passou o seu período de quarentena, não teve complicações por causa da doença e até o momento não registramos nenhuma outra complicação por conta dessa variante”, disse.
A médica explicou que os sintomas ocasionados pela variante Delta são os mesmos sintomas clássicos da COVID-19, como tosse, febre, cansaço e até falta de ar, o que muda é a velocidade com que ela se espalha.
“A capacidade de disseminação dessa variante é muito maior. É como se o coronavírus fosse uma poeira, que se espalha muito fácil. Por isso é importante continuar com os cuidados, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos”, disse.
Como a pessoa infectada pela variante Delta mora em Manhuaçu e não viajou para outras localidades, a SMS acredita que a contaminação tenha ocorrido dentro do município, e orienta as pessoas que, caso tenha sintoma gripal, uma avaliação médica deve ser solicitada na Unidade de Apoio Respiratório, que funciona durante 24 horas, ao lado da Secretaria de Saúde.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.