O prefeito de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Christiano Xavier (PSD), está analisando a possibilidade de dispensar em eventos de "pequeno porte", de até 200 pessoas, o uso de máscara. Segundo ele, essa flexibilização ainda será discutida com a equipe de Saúde do município.
“Eu não vou passar por cima do Comitê da Saúde não. Qualquer decisão que for tomada será com tranquilidade e respeito. Não quero avacalhar nada, a gente também não quer parar com todos os eventos, com a atividade comercial que está massacrada. Queremos ter mais mobilidade para conciliar mais economia da cidade com o retorno das atividades”, explicou Xavier.
Leia Mais
Jovem mata o próprio pai após briga e depois se entrega à políciaCaso Lorenza: denúncia do MP contra promotor será julgada nesta quarta (25)Corpo achado em Brumadinho deve ser de mulherPouso Alegre começa a vacinar público entre 23 e 25 anos contra a COVID-19Travesti é apedrejada e golpeada com martelo pelo irmãoCemig vai vender 63 imóveis e lotes em MinasUberaba registra segunda morte causada pela variante Delta em MinasNo último sábado (21/8) houve um show com o cantor Leonardo no Mega Space. Segundo o prefeito, que participou do evento e causou polêmica nas redes sociais ao divulgar fotos em que não usava máscara, o local tem capacidade para 50 mil pessoas, houve análise de acordo com o distanciamento e foi liberado 10 mil pessoas para o evento.
Um novo decreto (em análise) poderá ser publicado nos próximos dias, liberando a obrigatoriedade do uso da máscara em eventos de pequeno porte desde que as pessoas estejam testadas, vacinadas e que seja aferida a temperatura dos frequentadores.
Mesmo com os alertas dos especialistas de a variante Delta ser mais transmissível, Christiano aponta a necessidade da flexibilização. “O pessoal da saúde se reporta ao infectologista e vamos discutir esse assunto. O que não podemos é ficar refém do eterno de que agora é onda roxa, agora é variante delta, uai, tá doido, ninguém aguenta não. Falta cerca de dois meses para o fim da vacinação dos adultos e a gente precisa ter uma luz no fim do túnel. Quando passar a variante Delta vai chegar outra, isso é para o resto da vida. Uma hora temos que começar, dentro dos cuidados de estar todos testados e vacinados, a flexibilizar, senão não faz sentido”.
Dados da COVID-19 em Santa Luzia
Segundo dados do boletim epidemiológico de terça-feira (24/8), Santa Luzia tem 39 pessoas sendo monitoradas com suspeita da COVID-19. Houve um caso confirmado nas últimas 24 horas. Desde o início da Pandemia a cidade soma 8.614 casos confirmados, sendo 494 mortes pela doença.
Nesta quarta-feira (25/8) o município aplica a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas de 28 e 27 anos. Na quinta-feira (26/8) será a vez dos jovens de 26 e 25 anos.
A segunda dose da Astrazeneca, no entanto, está suspensa devido a falta do imunizante. A prefeitura informou, no entanto, que logo novas remessas sejam enviadas à cidade, o complemento da imunização desse fabricante será retomado.