Avelino Moreira de Araújo, presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), morreu nesta quarta-feira (25/8) aos 52 anos vítima da COVID-19. Segundo a entidade, ele estava internado há 28 dias no hospital Semper, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Em nota, o Sincavir declarou luto de três dias. Avelino esteve à frente do sindicato desde 2016. “Neste momento de profunda tristeza, prestamos nossas condolências e os mais sinceros pêsames para os familiares e amigos”, diz o documento.
O velório será realizado hoje a partir das 13h30, na Funerária Santa Casa. Em seguida, o sepultamento acontece no Cemitério Bosque da Esperança às 16h30. Devido à pandemia, além do uso obrigatório de máscara, a cerimônia fará o revezamento de 10 pessoas no velório e, de 20, no sepultamento.
Em publicação nas redes sociais, em 5 de junho, Avelino prestou homenagem às 471 mil famílias que perderam seus entes para o coronavírus e cobrou a vacinação prioritária para os taxistas. Neste momento, o Brasil já soma 575.829 de vidas perdidas para a doença.
"Tenho cobrado, desde o início da vacinação, a importância da vacina para a categoria dos taxistas. Essa categoria está diretamente lidando, parado nos pontos táxis, estão expostos a pegar a COVID-19. (...) A preocupação dessa doença, que posteriormente pode levar ao óbito, não pode ser só no momento de crise. Ela tinha que ter sido antecipada a esse momento. O município Executivo, o governador do estado e o presidente da República, todos estão envolvidos nisso", declarou o sindicalista.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.