A mineradora Vale anunciou nesta quarta-feira (25/8) que irá prorrogar o pagamento emergencial aos atingidos pelo rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, na Grande BH, por até 60 dias. A iniciativa, que seria finalizada em 31 de agosto, terá continuidade nos mesmos moldes atuais.
Acordo de Reparação Integral, firmado em fevereiro deste ano.
De acordo com a Vale, está previsto entre o final de setembro e de outubro a conclusão do período de transição para o começo do pagamento do Programa de Transferência de Renda, que será gerenciado e implementado por instituições judiciais, sem a participação da empresa. A medida foi fechada no Dos R$ 37,68 bilhões previstos no acordo, R$ 4,4 bilhões serão destinados para a execução do novo molde de pagamentos. O valor será depositado em juízo já com as deduções dos depósitos emergenciais e os custos operacionais a partir de junho.
Esta é a segunda vez que os pagamentos emergenciais por parte da Vale são adiados desde o fechamento do acordo, em fevereiro. No dia 1º de junho, a mineradora já havia anunciado que os depósitos aconteceriam por mais 60 dias, que cairia no dia 31 de agosto.
Ao todo, 261 pessoas que morreram em decorrência do rompimento da barragem já foram identificadas. Nove vítimas continuam desaparecidas.