Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Santa Luzia suspende aplicação da Astrazeneca por falta de doses

A aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 do fabricante Astrazeneca está suspensa em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Desde quarta-feira (25/8) os postos não estão tendo o imunizante para completar o ciclo.




 
Em comunicado, a secretaria de Saúde de Santa Luzia informou que a suspensão é momentânea devido à falta do imunizante e tão logo as novas remessas da vacina sejam enviadas à cidade, pelo governo do Estado, o complemento da Astrazeneca será retomado.   
 
A aplicação da segunda dose das demais vacinas seguem ocorrendo normalmente, assim como da primeira dose com imunizantes de outros fabricantes.
 
Por nota, a prefeitura de Santa Luzia informou que recebeu nesta quinta-feira (26/8), nova remessa de imunizantes da Astrazeneca para aplicação da segunda dose, mas que ainda serão insuficientes para atender todo o público com a dose de reforço.  
 
“As vacinas quando encaminhadas aos municípios pela secretaria de estado da Saúde, já vem com orientações, por meio da nota de envio, sobre a finalidade da aplicação. Conforme orienta o PNI, as vacinas destinadas à segunda dose são armazenadas na central de frio do Estado e não nos municípios. Santa Luzia havia programado o recebimento de 20.895 doses até o dia 30 de agosto e contabilizando as doses recebidas hoje, 26 de agosto ainda restam 5 mil pessoas sem tomar a D2 da AstraZeneca”, completou a nota.
 
 
Vacinação por idade continua com outros imunizantes
 
Nesta quinta-feira (26/8) as pessoas de 25 e 26 anos serão vacinadas em Santa Luzia. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município das 9h às 16h e, segundo a prefeitura, depende da disponibilidade das doses.




 
É necessário que cada pessoa procure a unidade de Saúde de sua referência e leve documento de identidade e CPF (cópia e original) e comprovante de residência.
 
UBSs Caribé e São Geraldo abrirão no próximo sábado 
 
No próximo sábado (28/8) as UBSs Caribé e São Geraldo atenderão para aplicação da primeira dose àqueles que não puderam ir às unidades durante a semana.
 
Essas UBSs funcionarão das 9h às 13h e serão vacinados apenas aqueles que atendem os critérios de faixa etária já estipulado para a imunização da semana. Por exemplo, neste sábado serão vacinadas pessoas com 25 anos ou mais e poderão ser vacinados nestes postos mesmo residindo em outros bairros de Santa Luzia.

audima