Jornal Estado de Minas

SURTO E QUEDA NOS NÚMEROS

Surto da COVID em asilo de Uberaba atinge 50 pessoas e local é interditado

Um Lar de Longa Permanência de Idosos de Uberaba foi interditado pela Vigilância em Saúde nesta quarta-feira (25/8) após ser identificado no local um surto da COVID-19: 44 idosos e seis funcionários (um da cozinha e cinco cuidadoras) estão contaminados. Todos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e nenhum deles apresenta sintomas graves da doença.




 
Por outro lado, ao mesmo tempo que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus contempla nesta quinta-feira (26/8) os jovens de 20 anos, nos últimos dez dias a cidade vive um momento de quedas nos números de novos casos da doença e internações em leitos de UTI.  
 
Suspeita do surto foi descoberta há quase uma semana
 
A descoberta do surto de COVID-19 em um asilo de Uberaba, que não teve o nome divulgado, começou quando a direção do local acionou o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (20/8) para informar sobre o afastamento de um funcionário com suspeita da doença e o encaminhamento de um interno para Unidade Pronto Atendimento (UPA).
 
“Já na sexta-feira (20/8), a Saúde Municipal providenciou atendimento médico pela equipe da Atenção Básica e a assistência prossegue nesta semana”, assegurou a Secretária de Saúde de Uberaba.




 
Ainda conforme a secretaria, na segunda-feira (23/8) todos os internos e funcionários sintomáticos foram testados, sendo constatados 23 casos positivos/COVID de idosos e cinco de funcionários. Houve, também nesta data, inspeção no local por parte das equipes de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.
 
“Já na terça-feira (24/8) foi realizada a testagem dos idosos e colaboradores que aguardavam o período adequado para o exame. Com isso, totalizaram-se os 50 positivados”, informou a Saúde de Uberaba.
 
Desta forma, o asilo precisou ser interditado pela Vigilância Sanitária para que fossem tomadas as providências de controle da situação, considerando-se também a insuficiência de profissionais cuidadores.




 
Neste momento, técnicos da Saúde Municipal estão realizando a sanitização em todo o local. Além disso, os internos positivos estão isolados e sendo monitorados.
 
Queda nos indicadores COVID-19
 
Há onze dias, Uberaba registra um número de novos casos inferior a 100 - média registrada durante todo o mês de julho e nos 14 primeiros dias deste mês.
 
Confira o número de novos casos nos últimos dias: 
 
  • 15/8 (domingo) - 60 novos contaminados
  • 16/8 (segunda-feira) - 36
  • 17/8 (terça-feira) - 88
  • 18/8 (quarta-feira) - 96
  • 19/8 (quinta-feira) - 78
  • 20/8 (sexta-feira) - 70
  • 21/8 (sábado) - 91
  • 22/8 (domingo) - 25
  • 23/8 (segunda-feira) – 67
  • 24/8 (terça-feira) – 79
  • 25/8 (quarta-feira) - 106
 
Além disso, a ocupação de leitos UTI/COVID também apresenta redução desde o início deste mês. Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite dessa quarta-feira (25/8), de um total de 95 leitos UTI/COVID disponíveis para pacientes graves, 51 estão ocupados. Desse total, 52 são disponibilizados pela rede pública, na qual estão 32 internados. De 43 leitos de UTI/COVID da rede privada de Uberaba, 19 estão ocupados.
 
Em relação aos leitos de enfermaria COVID, a situação é a seguinte: 52 pacientes internados em 131 leitos disponíveis.
 
Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram contabilizados 39.025 casos positivos da doença, sendo que 1.266 pessoas morreram.




 
Vacinação chega ao público de 18 anos
 
O município de Uberaba divulgou no início desta semana o novo cronograma da vacinação contra a COVID-19 até o próximo sábado (28/8), quando a imunização contemplará os jovens com 18 anos, graças a chegada de duas novas remessas na última sexta-feira (20/8). Com isso a cidade, de cerca de 340 mil habitantes, se aproxima de um total de 300 mil doses aplicadas.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (26/8) será a vez dos jovens de 20 anos serem contemplados com a vacinação contra a COVID; na sexta-feira (27/8) os de 19 anos ou mais e, finalmente, no sábado (28/8), fechando o grupo dos adultos, os de 18 anos.
 
 Em todos os dias citados, o horário de vacinação será das 8h30 às 16h. A exceção fica por conta da UMS Valdemar Hial Júnior, no Tancredo Neves, onde a imunização é aplicada até mais tarde, às 20h.




 
 Os locais disponibilizados para a população de Uberaba também são os mesmos em todos os dias úteis. No sábado, a exceção, é realizada apenas nos drives da Funel e Shopping Uberaba.
 
Confira todos os locais nos dias úteis:
 
Aluízio Prata, no bairro Elza Amui
Maria Tereza, no bairro de Lourdes
Dr. Romes Cecílio, no Morumbi
Ézio de Martino do Boa Vista que está realizando a aplicação no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças
UMS Valdemar Hial Júnior, no Tancredo Neves (as doses são aplicadas até às 20h)
 
Segunda dose 
 
As pessoas agendadas para tomar a 2ª dose do imunizante em Uberaba devem seguir a data estipulada no Cartão de Vacinas e podem completar a imunização, entre 8h30 e 16h, nos seguintes pontos de vacinação:
 
Funel
Shopping Uberaba
unidades de saúde dos bairros Elza Amuí, de Lourdes, Morumbi e Boa Vista
UMS Valdemar Hial Jr, no Tancredo Neves (aplicação até 20h)
 
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já havia informado que esperava concluir a vacinação de primeira dose dos adultos em Uberaba no mês de agosto, agora é contemplar os adolescentes de 12 a 17 anos. O cronograma para esse público ainda não foi divulgado.
 
De acordo com o último Vacinômetro de Uberaba, o município já recebeu um total de 321.815 doses de vacina, sendo que 298.397 já foram aplicadas. Destas, 212.353 da 1ª dose, 78.114 da 2ª dose e 7.930 doses únicas. 

audima