Jornal Estado de Minas

COVID-19

Vacinados em BH relatam alívio por poder estar voltando a um 'normal'

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está avançando na imunização contra o vírus da COVID-19. Nesta quinta-feira (26/8), os profissionais da educação do Ensino Médio, Profissionalizante e EJA, com idades entre 18 e 59 anos, estão recebendo a segunda dose da vacina.





Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde funciona um dos postos de vacinação em formato drive-thru, durante esta manhã, foi possível encontrar os educadores completando a imunização, e a reportagem do Estado de Minas, conversou com alguns deles para saber qual a sensação de poder tomar a segunda dose.

O professor Marcos Marcos Vinicius Gonçalves Faria, de 25 anos, disse estar aliviado em poder estar completamente imunizado. "Sinto alívio de poder voltar um pouco mais ao normal. Ddaqui a uns meses talvez poder não usar máscara."

Professor Marcos Vinicius Gonçalves Faria de 25 anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Sobre concordar com a redução do vírus pelo aumento da vacinação, o professor comenta que acredita que 'não só com a vacinação, mas com as outras medidas, ela tende a reduzir, e a COVID-19 deve virar uma doença como outra qualquer. A mortalidade não será em um nível tão elevado”.





Professor Heberton Luís da Silva Correia de 38 anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O professor Heberton Luis da Silva Correia, de 38 anos, tomou a segunda dose da vacina astrazeneca, e relatou estar um pouco mais tranquilo com o complemento da imunização. "Sentimento de estar com um pouco menos de risco, para poder ter contato com a família e melhorar a condição dos estudantes também, acabando o ensino remoto."

A PBH reforça as obrigatoriedades na hora de tomar a vacina. Veja quais:

- Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. 

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.





Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços: 

- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.

Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra




audima